Alto Alegre,

Governo de Rondônia entrega equipamentos e materiais pedagógicos para escolas estaduais do Baixo Madeira

Por Redação
Publicado 13/03/2024
Atualizado 13/03/2024
A A
Foto: Gleysson Shreder

O Governo de Rondônia investiu R$ 743.546,33 mil (setecentos e quarenta e três mil, quinhentos e quarenta e seis reais e trinta e três centavos) em mobiliários, equipamentos, eletrodomésticos, utensílios de cozinhas e materiais pedagógicos, para as escolas estaduais do Baixo Madeira. A programação de entrega, realizada de 11 a 16 de março, iniciou pela escola General Osório, no distrito de Calama; depois na escola Professora Juracy Lima Tavares, no distrito de Nazaré; e na Escola Professor Francisco Desmorest Passos, no distrito de São Carlos.

A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto à Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio (CAP). Entre os investimentos entregues estão mesas, armários, longarinas, poltronas, bebedouros, bebedouros acessíveis e industriais, refresqueira, lixeira seletiva, conjunto refeitório, nobreak, microcomputador, dentre outros equipamentos.

Dentre os materiais pedagógicos entregues estavam: livros da coleção ‘Revisa+’ para 1º e 2º ano, ‘Revisa Enem’ para 3º ano, livros paradidáticos, livros de educação financeira e empreendedorismo e coleção Metro de Línguas estrangeiras.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Governo do Estado tem levado diversos investimentos às comunidades distantes, em especial as ribeirinhas. “O Governo de Rondônia avança em investimentos em todos os setores e, principalmente, na Educação, com reforma e ampliações de escolas e levando até os professores e alunos equipamentos e materiais que possam ampliar as ações desenvolvidas. Desta forma, o governo fortalece ações que visam garantir que todos os estudantes do Estado tenham acesso a uma educação de excelência”, relatou.

Segundo a coordenadora da CAP, Cândida Dantas da Costa, a entrega contribuirá para a otimização do espaço escolar. “A ideia é estruturar e aparelhar as unidades escolares ribeirinhas, a fim de proporcionar um ambiente adequado ao bom desenvolvimento da educação dos nossos estudantes”, destacou.

Nesta primeira etapa do Programa, conforme informações do gerente de Apoio, Logística e Distribuição (Gald), Gleysson Shreder, o investimento objetiva atender cerca de 760 alunos e 120 servidores das escolas ribeirinhas. “O planejamento estratégico e logístico possibilita o efetivo atendimento às escolas, visando contribuir ao bom desenvolvimento da educação nos referidos distritos”, pontuou.

Os desfazimentos apropriados de materiais em desuso serão realizados junto às escolas, por meio do acompanhamento direto da Gerência de Baixa e Desfazimento.

FORMAÇÃO NO BAIXO MADEIRA

Neste mesmo período foi realizada, a 1º ação Integrada e Interdisciplinar no Baixo Madeira (Banzeiro Pedagógico), promovida pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Velho. A ação executará o atendimento técnico com formação aos servidores da Rede Estadual de Ensino nas áreas de nutrição, inspeção e regularização escolar, transporte escolar fluvial, educação especial, monitoramento pedagógico, psicologia escolar e orientação sobre gestão democrática.

A coordenadora da CRE de Porto Velho, Liana Lima coordenou esses trabalhos para conhecer o cotidiano dos gestores, ouvir a equipe pedagógica, sanar dúvidas da comunidade, além de propor melhorias para a Educação no Baixo Madeira.