Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Governo de RO reforça compromisso com a Nova Economia Florestal em encontro internacional

Publicado Há 2 h
A A

Com o objetivo de fortalecer políticas públicas e compartilhar experiências sobre agricultura e pecuária regenerativa nas jurisdições com florestas tropicais, o governo de Rondônia participou, entre os dias 27 e 29 de outubro, do Primeiro Encontro Técnico do Mecanismo de Intercâmbio de Políticas Públicas Subnacionais para a Gestão Ambiental Sustentável da Amazônia (MIPA), realizado no Peru. O evento foi organizado pelo Fórum de Secretários da Força Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF-Task Force), com apoio técnico da Amazonia+, Mancomunidad Regional Amazónica e do Governo Regional de Ucayali.

Representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Rondônia se juntou à outros representantes dos governos amazônicos do Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia, além de especialistas, organizações internacionais e parceiros do GCF Task Force e da Mancomunidad Regional Amazónica, com o objetivo de fortalecer políticas públicas e compartilhar experiências sobre agricultura e pecuária regenerativa nas jurisdições com florestas tropicais. 

Durante a “Sessão 1 – Nova Economia Florestal e sua relação com a Agricultura e Pecuária Regenerativa em uma abordagem jurisdicional”, foram destacados os avanços alcançados por meio da Política Estadual de Governança Climática (Lei nº 5.875/2024), do Plano ABC+ Rondônia (2023–2030) e de programas complementares como o Projeto Plantar Rondônia e o Programa Recuperar, que incentivam práticas produtivas sustentáveis, recuperação de pastagens degradadas e sistemas agroflorestais. A agenda do dia 29, contemplou visitas técnicas a experiências de manejo regenerativo em propriedades rurais de Ucayali, demonstrando práticas em sistemas agroflorestais, pecuária sustentável e uso de bioinsumos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado tem mostrado que é possível produzir com responsabilidade ambiental. “Estamos investindo em uma economia que valoriza o produtor rural e, ao mesmo tempo, proteger nossas florestas e nascentes. Participar de um evento internacional como o  Encontro de Intercâmbio de Políticas Públicas para a Gestão Ambiental reforça o papel de Rondônia como referência em sustentabilidade na Amazônia”, ressaltou.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o evento marcou um importante passo para o intercâmbio de políticas públicas e o fortalecimento da Nova Economia Florestal na Amazônia. “A presença de Rondônia nesse encontro técnico é uma oportunidade para fortalecer parcerias e compartilhar os resultados das políticas públicas que estamos implementando. O estado vem avançando na transição agropecuária de baixa emissão e em programas que estimulam práticas regenerativas, conciliando produção e conservação”, afirmou.

O diretor de Governança Climática da Sedam, Diogo Martins Rosa, destacou as iniciativas do estado voltadas à transição agropecuária de baixa emissão e à promoção da agricultura regenerativa. “Participar de espaços como o MIPA permite a Rondônia trocar experiências e consolidar estratégias que unam ciência, inovação e políticas públicas para uma produção mais sustentável.”