ESTAMOS AO VIVO
Ecoporé retoma atividades do Jardim Sensorial com novidades e conexões entre crianças e a natureza
A atividade aconteceu no Espaço Gaia, em Rolim de Moura e contou com a participação da Associação Abrace.
Cores, texturas e aromas da terra foram o cenário de um recomeço emocionante, na reabertura das atividades do Jardim Sensorial, do Projeto Viveiro Cidadão IV, idealizado pela Ecoporé. Na quinta-feira (29), foi dado início ao calendário de 2026 com uma atividade que transformou o contato com o meio ambiente em uma ponte para a inclusão e o afeto, voltada especialmente para a primeira infância e crianças autistas.
Sob a condução da analista ambiental e educadora Ruana Selhorst, o espaço se tornou um laboratório vivo de descobertas. Para Ruana, a iniciativa é o plantio de uma semente para o futuro: "O jardim sensorial foi pensado para que as crianças possam conhecer os elementos da natureza. Sabemos que, para preservar o meio ambiente, é fundamental conhecer e ter essa proximidade", explicou. Para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o jardim vai muito além da educação ambiental; é um exercício de liberdade.
Ana Caroline, presidente da Associação de Pais de Crianças Autistas de Rolim de Moura (ABRACE), relata que espaços como o Gaia oferecem o que o mundo lá fora, muitas vezes, dificulta: a compreensão sensorial. "Essas crianças muitas vezes enfrentam desafios com a audição, o tato e o sensorial de forma geral. Atividades como o Jardim Sensorial são pensadas justamente para essa integração, abordando de forma humanizada o desenvolvimento delas, para que consigam transpor a barreira sensorial", pontuou a presidente. Para as famílias presentes, o sentimento era de gratidão.
Entre o toque em uma folha e a descoberta de um novo perfume, as crianças expandiram seus próprios mundos. "Acho interessante porque é um meio dela [Pietra] aprender, saber preservar e ter mais comunicação com as plantas, com a natureza e com outros colegas", relatou Dauâne Rafaelly, mãe da Pietra, de 5 anos.O Espaço Gaia reafirma seu compromisso de ser um local onde a natureza e o ser humano se encontram sem pressa e sem barreiras. O Projeto Viveiro Cidadão é executado pela Ecoporé com patrocínio da Petrobras e Governo Federal, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Fonte: Rolnews