Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

MPRO inicia II Curso de Segurança de Autoridades para servidores públicos

Por Redação
Publicado 03/11/2025
A A

O Ministério Público de Rondônia deu início, nesta segunda-feira (3/11), ao II Curso de Segurança de Autoridades, promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e pela Escola Superior do Ministério Público (Empro). A capacitação, que segue até o dia 14 de novembro, reúne militares lotados no GSI, integrantes da Sesdeg e membros integrantes das forças de segurança pública de Rondônia e Acre. O objetivo é habilitar os participantes para o exercício das funções de segurança de autoridades, com ênfase na prevenção e resposta às situações de risco, adotando técnicas e doutrinas aplicadas à proteção de dignitários.

Durante a abertura, o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Ivanildo de Oliveira, destacou a importância da formação técnica e do investimento contínuo em treinamento. “É fundamental investir em capacitação para manter o padrão de qualidade na segurança institucional. Temos aqui participantes de Rondônia e de outros estados, o que reforça o compromisso de todas as instituições com o aprimoramento profissional”, afirmou.

O Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Anderson Batista de Oliveira, ressaltou que o preparo constante é essencial para a eficiência das equipes de proteção. “Unidades especializadas passam a maior parte do tempo treinando, aprendendo e atualizando-se. Nunca saberemos quando a necessidade de aplicar essas habilidades surgirá, mas sabemos que virá. E quando chegar, o que fará a diferença será o treinamento, a visão e a dedicação de cada um”, declarou.

A promotora de Justiça Yara Travalon, chefe de gabinete da Corregedoria-Geral, ressaltou a importância do trabalho de segurança para o desempenho da atividade-fim do MPRO. “É uma riqueza compartilhar conhecimento com profissionais tão preparados. A segurança que vocês oferecem garante que possamos exercer nossas funções com tranquilidade”, afirmou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Régis Wellington Braguin Silvério, destacou a importância da troca de experiências entre as instituições. “A parceria com o Ministério Público fortalece ambas as corporações. A segurança de autoridades exige um olhar técnico diferente da atuação policial cotidiana, e esse curso permite desenvolver essa percepção”, ressaltou.

Também participaram da cerimônia de abertura a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini; a diretora da Empro, promotora de Justiça Edna Antônia Capeli da Silva Oliveira; o secretário-geral do MPRO, promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes; e a coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini.

A aula inaugural foi ministrada – ainda pela manhã – pelo chefe de cerimonial do MPRO, Edielson Barboza Pereira de Souza, com o tema “Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Boas Maneiras na Segurança de Autoridades”. A exposição abordou a conduta profissional e a imagem institucional dos agentes de segurança.

O curso, com mais de 100 horas de duração, contempla conteúdos teóricos e práticos sobre defesa pessoal, condução operacional de veículos, formação de comboios, varredura de ambientes, gerenciamento de ameaças e prestação de socorro de urgência. A iniciativa reforça o compromisso do MPRO com a proteção da vida e com a qualificação dos profissionais dos servidores.

Fonte: MP/RO