Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Prefeitura proíbe paredões de som no Carnaval em Porto Velho; veículos poderão ser guinchados
Proibição vale para as regiões por onde passam os blocos carnavalescos. O decreto também determina que seja respeitada uma distância mínima dos locais de circulação dos blocos.

Por Redação
Publicado Há 3 h
A A

A Prefeitura de Porto Velho proibiu o uso de “paredões de som” e de carros com som automotivo durante o Carnaval. A medida está prevista no decreto do Carnaval 2026 e vale para todo o período carnavalesco. Segundo a Polícia Militar (PM), quem descumprir a norma terá o veículo guinchado.

A proibição vale para as regiões por onde passam os blocos carnavalescos, incluindo ruas, esquinas e vias transversais. O decreto também determina que seja respeitada uma distância mínima dos locais de circulação dos blocos, para evitar prejuízos à programação e aglomerações.

A decisão foi reforçada em reunião realizada nesta terça-feira (3) entre o Ministério Público de Rondônia (MPRO), a Prefeitura de Porto Velho e a Polícia Militar. No encontro, foi firmado um compromisso para garantir a segurança e a organização durante o Carnaval. A PM informou que foi contratado um serviço de guincho para atuar nos casos de descumprimento das regras.

A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), com apoio da Polícia Militar.

Veja as regras previstas no decreto do Carnaval 2026:

  • O Carnaval oficial ocorre de 19 de dezembro de 2025 a 10 de março de 2026;
  • Os desfiles das escolas de samba acontecem nos dias 18 e 19 de abril, com apuração no dia 20;
  • Todos os blocos e eventos precisam de autorização da Prefeitura;
  • Os desfiles devem seguir os circuitos oficiais: Centro, Pinheiro Machado, Zona Sul e Zona Leste;
  • O horário limite para o encerramento dos desfiles é 4h da manhã;
  • É proibida a venda de bebidas sobre os trios elétricos ou pelos organizadores dos blocos;
  • Eventos fixos, como os de concentração (“concentra, mas não sai”), podem ocorrer até 2 de março de 2026, desde que autorizados.

Fonte: G1/RO