Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

MEC
Faculdades de Medicina de Rondônia devem ser punidas após avaliação ruim no Enamed
Em todo o país, mais de 100 faculdades foram avaliadas e 99 deles devem ser penalizados. O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC avalia a formação médica no Brasil.

Por Redação
Publicado Há 1 h
A A

Quatro faculdades de medicina de Rondônia devem ser punidas pelo Ministério da Educação (MEC) após desempenho considerado insatisfatório no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Medicina (Enamed). O balanço foi divulgado na segunda-feira (19). São elas:

  • Faculdade Metropolitana - Nota 1
  • Afya Centro Universitário de Porto Velho - Nota 2
  • Centro Universitário Aparício Carvalho - Nota 2
  • Faculdade Uninassau Vilhena - Nota 2

O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avalia a formação médica no Brasil. Os cursos recebem notas de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

Em todo o país, mais de 100 cursos foram avaliados e 99 deles devem ser penalizados. As punições variam:

  • 8 faculdades não vão mais poder receber alunos, estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
  • 13 faculdades vão ter que reduzir pela metade o número de vagas e também estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
  • 33 faculdades vão ter que reduzir em 25% o número de vagas, além de estarem suspensos do Fies e de outros programas federais;
  • 45 faculdades não podem mais aumentar o número de vagas.

O que dizem as faculdades?
A Afya comentou, em nota, que identificou divergências entre os dados preliminares enviados em dezembro e os números divulgados na segunda-feira. A instituição decidiu aguardar esclarecimentos técnicos do MEC e do Inep antes de se posicionar de forma definitiva sobre os resultados.

Ao g1, a Uninassau informou que ainda não foi oficialmente notificada pelo sistema e-MEC e que terá prazo para se manifestar sobre os resultados de suas instituições. Segundo a instituição, até o momento as faculdades ainda não têm acesso às informações completas no sistema oficial.

A empresa também criticou o fato de que critérios de nota, desempenho e possíveis efeitos regulatórios do exame teriam sido definidos sem período de adaptação ou tempo para orientar os estudantes. No entanto, a instituição afirmou que apoia a avaliação da formação médica, mas defende que ela seja técnica, transparente e voltada à melhoria do ensino.

O g1 também entrou em contato com as outras faculdades citadas, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Por que 8 instituições não serão penalizadas pelo MEC?
Camilo Santana já havia afirmado que os cursos de Medicina mal avaliados no Enamed sofreriam punições. No entanto, as sanções diretas do ministério não se aplicam às instituições que não estão sob a gerência do ministério — o que é o caso das 8 instituições estaduais e municipais que ficaram entre aquelas com piores desempenhos.

Fonte: G1/RO