Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Programa do governo de RO qualifica profissionais e consolida amizade entre participantes com indicação para trabalho

Publicado Há 2 h
Atualizado Há 2 h
A A

Aos 66 anos, ainda sem tempo de contribuição adequada para a aposentadoria e em pleno gozo de saúde, Paulo Simon foi um dos 101 concluintes de cursos do programa de qualificação profissional, gratuita, Vencer, que receberam na noite de terça-feira (7) o kit profissional entregue pelo governo do estado, por meio da Secretaria da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Após atuar em várias áreas, Paulo comemorou o recebimento do kit e também a oportunidade que está tendo de trabalhar em um novo segmento, como mecânico de manutenção de sistemas de refrigeração e climatização, bem como as amizades que fez com os demais participantes do programa, que já disponibilizou para o mercado de trabalho 1.762 novos profissionais, com todas as ferramentas necessárias para começar a trabalhar. O investimento do governo com mais estes equipamentos foi de R$ 126.088,59.

“Quando a gente chega a uma certa idade, começa a enfrentar dificuldade e por isso busquei no programa do governo estadual mais uma opção para trabalhar. Gostei do curso e já estou atuando, fazendo “bicos”, pois minha turma é muito unida e os que já estão trabalhando há mais tempo sempre dão oportunidade de trabalho perguntando no grupo do curso sobre quem está disponível para trabalhar quando está com grande procura”, comemorou.

No ato de entrega, a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou a importância do programa por promover “justiça social e melhoria da qualidade de vida das famílias em situação vulnerável, não só dando o benefício, mas também abrindo a porta de saída para o trabalho ou empreendedorismo”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Vencer é uma importante ferramenta de iniciativa da Seas, que oferece acesso à educação e habilidades para pessoas sem condições de pagar cursos, “promovendo a inserção e permanência no mercado de trabalho, a geração de renda, o desenvolvimento do empreendedorismo e a satisfação das necessidades do próprio mercado de trabalho”.

EMPREENDENDO

Aos 24 anos, mãe de 3 filhos, um deles com 2 meses de vida, o Davi, que ela carregava no braço durante a solenidade, Nayara Santos foi uma das 56 concluintes do curso de confecção de lingerie, e disse que só estava aguardando receber um kit para abrir um ateliê com a enteada. “Estou repassando todo conhecimento que adquiri no curso para ela trabalhar comigo no ateliê”.

Desta vez concluintes do curso de Maquiador receberam o kit contendo maca portátil dobrável tipo maleta, 4 pinças designer para sobrancelhas e maleta com divisórias; 56 de Confecção de Lingerie (máquinas de costura e semi-industrial; 11 de Marceneiro de Móveis Sob Medidas (parafusadeira e furadeira com maleta com divisórias, além de bolsa para ferramentas, óculos de proteção e serra circular) e 18 de Mecânico de Manutenção de Sistemas de Refrigeração e Climatização (parafusadeira e furadeira com maleta com divisórias, bolsa para ferramentas, óculos de proteção e jogo de ferramentas para eletricista com maleta).

Além do kit profissional, os participantes do programa recebem o material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante um ano. Fazem parte dos critérios para inscrição: estar inscrito no Cadastro Único, ter idade a partir dos 16 anos e residir em Rondônia.