Alto Alegre,

Comissão discute desafio de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública

Por Redação
Publicado 19/03/2024
A A

A comissão externa sobre o enfrentamento da tuberculose discute nesta terça-feira (19) o desafio de eliminar a doença como problema de saúde pública. A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 8.

O debate foi solicitado pelo deputado Antonio Brito (PSD-BA). Ele destaca que a tuberculose continua a ser uma das principais causas de morte no País, afetando especialmente populações em situação de vulnerabilidade.

"A tuberculose possui um fardo econômico significativo devido aos custos do tratamento prolongado, contribuindo para a perpetuação da pobreza", afirma o parlamentar.

Antonio Brito defende ações coordenadas entre União, estados e municípios para compartilhar informações sobre estratégias de prevenção e tratamento.

A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada por uma bactéria (bacilo de Koch). Afeta principalmente os pulmões. A tosse (seca ou com secreção) é seu sintoma mais conhecido.

De acordo com o Ministério da Saúde, são notificados anualmente 70 mil novos casos da doença no Brasil e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes.