Alto Alegre,

Pesquisador de Rondônia é finalista no Prêmio Personagem Soja Brasil
O pesquisador da UNIR, Anderson Bergamin, foi indicado pela Aprosoja Rondônia pelas pesquisas desenvolvidas em prol da cultura no estado.

Publicado 13/03/2024
A A
Foto: Foto Dhiony Costa e Silva

O pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Anderson Cristian Bergamin, indicado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia (Aprosoja-RO), é finalista na categoria Pesquisador do Prêmio Personagem Soja Brasil. Este prêmio visa reconhecer a trajetória de produtores e pesquisadores que, ao longo dos anos, têm contribuído para o sucesso da principal commodity agrícola do país.

Segundo o presidente da Aprosoja-RO, Adair José Menegol, o estado de Rondônia é novo no cenário da produção de soja. Ele destaca: “Temos diversos desafios a serem superados, mas um que tem dado segurança para avançarmos é a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que têm contribuído com a sustentabilidade da atividade, tanto ambiental como social”, descreve Menegol.

“Ao indicarmos o pesquisador e professor Anderson Cristian Bergamin da UNIR, buscamos homenagear e valorizar o trabalho desses profissionais que dedicam a vida em busca do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que agregam na geração de valor para a vida de muitos produtores aqui, na Amazônia,” enfatiza o presidente da Aprosoja-RO.

Em Rondônia, o professor Anderson Cristian Bergamin desenvolve estudos no grupo de pesquisa da UNIR com foco na dinâmica da compactação de solo nas culturas, principalmente na soja, em relação ao sistema radicular, movimento de máquinas, entre outros fatores.

“Além disso, avaliamos toda a dinâmica de como a soja se desenvolve nos diversos sistemas de produção em que ela está inserida. Sem a pesquisa, não temos um alicerce de sustentação da produção no campo”, descreveu o pesquisador em entrevista para o Canal Rural.

Anderson Cristian Bergamin é pesquisador da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com graduação em engenharia agronômica. Ele possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, com especialização em Ciência do Solo. Representa Rondônia e toda a região Norte nesta votação. A votação para o Personagem Soja Brasil está aberta no site do Projeto Soja Brasil.

Acesse o link para votar: https://personagemsojabrasil.canalrural.com.br/votacao-pesquisadores/

Contamos com o seu voto.

Foto: Assessoria
Foto: Foto Dhiony Costa e Silva