Alto Alegre,

MPRO participa da Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense – CEAR Mulher em Porto Velho

Por Redação
Publicado 12/03/2024
A A

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou da abertura da Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense – CEAR Mulher, um evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ocorreu no auditório do Teatro Estadual Palácio das Artes em Porto Velho, na noite deste domingo (10/3).

Segundo a Promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, representando o MPRO no evento, “a realização desta conferência em Rondônia é um testemunho da força, resiliência e talento das mulheres advogadas em nosso estado. É também um chamado à ação para que todos nós, independentemente do gênero, trabalhemos juntos para superar os desafios que ainda impedem a plena igualdade dentro de nossa profissão e em nossa sociedade”. Ela preside a Comissão da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade no MPRO.

Em sua fala, a Promotora de Justiça disse ainda que o Parquet realiza ações concretas do MPRO em prol da equidade de gênero, tanto na conscientização sobre o tema, com a realização de diversas campanhas e eventos para a sociedade, inclusive nas escolas, visando construir e consolidar uma educação de gênero efetiva; quanto no combate incessante à violência de gênero em todas as suas formas, por meio de todas as promotorias de justiça no estado.

A integrante do MPRO pontuou ainda que a Instituição implementou diversas ações que concretizaram o objetivo de equidade e o respeito e compromisso com as mulheres, destacando-se resoluções que trouxeram possibilidade de servidoras e membras terem condições mais favoráveis para o retorno à licença-maternidade, valorizando a maternidade e buscando conciliar com o exercício profissional.

“Foi implantada a Ouvidoria das Mulheres, instrumento de proteção da mulher rondoniense. Foi regulamentado o protocolo e fluxo para prevenção e combate ao assédio sexual no Ministério Público, bem como a Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual, de maneira pioneira e ousada no cenário nacional”, afirmou.

Foto: Assessoria

Fonte: MP/RO