Alto Alegre,

Ações educativas reforçam conscientização e segurança para o trânsito de Rondônia

Por Redação
Publicado 07/03/2024
A A
Foto: Miro Costa

O Governo de Rondônia está empenhado em promover a conscientização e segurança viária, por meio da Campanha Educativa “Sua Vida Vale Mais”, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), com ações de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h às 13h, e de 15h às 21h, em Porto Velho.

O foco são as vias em que foram registrados sinistros de trânsito no ano de 2022, de acordo com os dados apresentados no Anuário Estatístico de Sinistros de Trânsito de Rondônia, apresentado pela Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest).  As ações visam sensibilizar motociclistas, motoristas e sociedade em geral para mudança de comportamento no trânsito, optando por posturas que promovam a segurança viária.

Na terça-feira (5), servidores da Escola Pública de Trânsito (EPT) intensificaram as ações educativas com a realização de blitzes,  concentrando esforços na conscientização de motociclistas que transitavam na Avenida Amazonas esquina com Avenida Governador Jorge Teixeira; e na Rua Duque de Caxias, em parceria com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), e agentes de trânsito da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT).

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes comentou sobre a ação que, “a colaboração entre os órgãos demonstra o comprometimento conjunto em promover a segurança viária, reduzindo o número de sinistros entre motociclistas e motoristas, com a mensagem central, “Sua Vida Vale Mais!”, evidenciou.

O diretor-geral ainda explicou que, o Detran-RO reforça o compromisso em conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito às normas de trânsito, visando um ambiente rodoviário mais seguro para todos. “Essas blitzes educativas representam um passo significativo na construção de uma cultura de trânsito mais responsável e cidadã em Rondônia”, salientou.

Em meio às ações educativas do Detran-RO, o comerciante Osvaldo Castro Maia, compartilhou sua perspectiva sobre a iniciativa. “Agradeço à direção do Detran-RO pela ação, que  chama a atenção a começar pelo nome, ‘Sua vida vale mais’, e reforça a importância do respeito mútuo no trânsito tornando nossas estradas mais seguras para todos. Parabéns pelo comprometimento e pela construção de uma cultura de responsabilidade no trânsito”, pontuou.

A diretora da Escola Pública de Trânsito, Junaia Freitas destacou que, as ações refletem o compromisso do Detran-RO em construir um ambiente rodoviário mais seguro. “Estamos orgulhosos por promovermos ações que impactam as pessoas positivamente no trânsito. é um compromisso coletivo com a segurança viária. Essa iniciativa reforça nossa missão de educar e transformar comportamentos, tornando as estradas de Rondônia mais seguras para todos os cidadãos. Agradecemos a todos os envolvidos, pois juntos construímos uma cultura de trânsito mais consciente e responsável em Rondônia”.

Foto: Miro Costa