Alto Alegre,

Porto Velho realiza notícia de infração contra FFER no futebol feminino
Equipe é uma das três que confirmaram as participações na disputa

Por Redação
Publicado 29/09/2022
A A

O Porto Velho Esporte Clube registrou uma notícia de infração na Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RO) contra a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) devido a organização do Campeonato Rondoniense Feminino. Segundo o clube, houve irregularidade na proximidade do anúncio de início da competição de 2022, a data da primeira partida e formato da competição sem a realização de arbitral.
 
A equipe afirma na nota ainda que não foi considerada as exigências do Estatuto do Torcedor. Além da denúncia, a locomotiva também entregou e protocolou um requerimento junto a presidência da FFER devido a mesma situação.
 
A diretoria de competições da FFER afirmou, na manhã dessa quarta-feira (28), que os documentos entregues pelo pvh estão sendo analisados pelo jurídico e que, até o momento, a competição tem sua data de início mantida para sábado (1).
 
No documento entregue ao TJD-RO, a expõe a resolução da FFER realizada em agosto de 2022 que proíbe a terceirização do futebol feminino e a obrigatoriedade da participação em um campeonato de base e na categoria feminina, a publicação do Regulamento Específico da Competição no dia 20 de setembro com previsão de início em 1 de outubro, a não comunicação ao clube de congresso técnico ou reunião quanto a competição e lembra que a competição deve seguir os regimentos do futebol profissional.
 
Nos item 22 e 23 da síntese enfática, o clube afirma ainda que a divulgação do calendário geral do ano do futebol rondoniense não prevê uma data programada para as disputas femininas. E que "não houve uma comunicação, prévia do calendário e somente isso, não sendo divulgada qualquer obrigatoriedade ou sanção até a divulgação da portaria".
 
Diante disso, o clube pede que seja respeitado o prazo mínimo para a realização de um campeonato segundo o artigo 9 do Estatuto do Torcedor. Lá, é afirmado que "é direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da Competição sejam divulgados até 60 (sessenta) dias antes de seu início". E que, "seja, oficiado a todos os entes federados e que os mesmos justifiquem a ausência de participação no Campeonato Feminino". Além do convocado urgentemente do Congresso Técnico para as disputas.
 
O Campeonato Rondoniense feminino 2022 terá o Porto Velho, Genus e Real Ariquemes na disputa. A competição está programada para acontecer em turno único e pontos corridos com a equipe campeã sendo quem somar mais pontos na disputa. O campeonato vale vaga no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 2023. O Real Ariquemes já está garantido na Série A1 feminina.