Alto Alegre,

Veículo entregue pelo Governo Federal vai fortalecer defesa de direitos humanos da população mais vulnerável em Rondônia
Veículo que faz parte do projeto federal “Vans dos Direitos” foi entregue para a Defensoria Pública do Estado de Rondônia

Publicado 10/02/2022
Atualizado 10/02/2022
A A

Um veículo que faz parte do projeto federal “Vans dos Direitos”, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foi entregue na manhã desta quinta-feira (10) para a assistência jurídica da população atendida pela Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO). A solenidade contou com presença da ministra Damares Alves e do governador do Estado, Marcos Rocha, que destacaram a importância do alinhamento entre Estado e União em benefício da sociedade.

‘‘Não é só a entrega de um veículo, com a entrega da van estamos dizendo que não vamos suportar mais violação dos direitos humanos, e que todas as instituições estão juntas na defesa da sociedade. Quando temos uma defensoria pública fortalecida conseguimos salvar vidas, uma vez que conseguimos fazer o enfrentamento de problemas graves’’, disse a ministra Damares Alves.

‘‘Ficamos felizes com os recursos que o Governo Federal tem investido em Rondônia, pois somando com os recursos do Estado, que está com a economia equilibrada, conseguimos atender melhor a nossa população, e essa van representa muito para nossa sociedade. Com esse veículo, os serviços chegarão até a nossa população ribeirinha, indígena e quilombola, e para todos aqueles que carecem dessa assistência e não tem condições’’, afirma o governador Marcos Rocha.

Entre os vários serviços que o trabalho itinerante irá oferecer está a busca por erradicar o sub-registro, ou seja, levar os cidadãos brasileiros a possuírem registros de nascimento, pois é a condição para ter acesso a cidadania.

Marcos Rocha ressaltou ainda que assim como Damares, muitos outros ministros e até o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, tem visitado Rondônia e isso tem refletido em mais desenvolvido para o Estado com a entrega de obras e serviços que tem ajudado a melhorar a qualidade de vida dos rondonienses.

ITINERANTE

O Projeto “Vans dos Direitos” foi regulamentado na atual gestão federal e integra o Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos (Pró-DH).

A secretária Nacional de Proteção Global, vinculada ao MMFDH, Mariana Neris, destacou que a van entregue em Rondônia representa um pacote de políticas públicas de direitos humanos que vão chegar aos que mais necessitam e que o governo Bolsonaro se preocupa com as vidas ao fortalecer a rede protetiva dos direitos humanos.

A van é estruturada com equipamentos mobiliários e de informática portátil; rampa de acesso para pessoas com necessidade especiais, e toldo externo. O investimento é de R$ 195 mil, recurso do Governo Federal por meio de emenda parlamentar do senador Marcos Rogério.

“Com essa van, a Defensoria Pública poderá alargar a atuação dentro do modelo itinerante. Parabenizo o que Ministério (da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) está fazendo pelos brasileiros e destaco que são muitos os investimentos do Governo Federal em todo o Brasil’’, disse Marcos Rogério.

O defensor Público do Estado, Hans Lucas Immich, destacou que o veículo será muito bem empregado em Rondônia.

No Estado, o órgão está presente em 23 comarcas e realizou o atendimento de mais de 400 mil pessoas em 2021 de forma presencial e remota. ‘‘Com a van vamos conseguir fortalecer a prestação de serviços essenciais para a população mais pobre’’, enfatizou o defensor.

Ele agradeceu pelo apoio do Governo Federal e ressaltou que o órgão também tem recebido apoio do Governo do Estado, inclusive com a melhoria das unidades, e parabenizou a forma responsável que o governador Marcos Rocha tem gerido o Estado, que mesmo em um momento pandêmico, tem avançado no desenvolvimento.

Também participaram da solenidade de entrega da Van dos Direitos, o deputado federal Chrisóstomo de Moura; o advogado geral da Assembleia Legislativa, Luciano da Silva, representando o presidente da ALE, Alex Redano; o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Eriberto Gomes Barroso; corregedor-geral da Defensoria Pública, Marcus Edson de Lima; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Rommel Pessoa Dantas; e a vereadora de Jaru Luzia de Fátima.