Alto Alegre,

MPRO fortalece segurança institucional e promove economia de recursos

Publicado 03/03/2021
Atualizado 03/03/2021
A A

O Ministério Público de Rondônia tem fortalecido serviços de segurança no âmbito da Instituição. Por iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça e, em decorrência de recentes deliberações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a área, cuja atribuição é voltada à segurança patrimonial do MPRO e de seus integrantes, tem sido contemplada com investimentos voltados para a modernização de equipamentos e oferta de cursos, o que tem gerado maior eficiência na execução do trabalho e, como consequência, economia de recursos.

As aquisições e capacitações têm sido destinadas  tanto aos servidores que compõem o Gabinete de Segurança Institucional (GSI),  como aos que são lotados na Seção de Segurança (Sedesg), setores que formam a frente de trabalho de Segurança Institucional do MP de Rondônia.
 
Recentemente, o MP investiu o montante de R$ 135 mil na modernização de equipamentos de segurança de uso individual e coletivo. A maior parte dos produtos foi importada, visando à economia de recursos e eficácia na prestação do serviço de proteção patrimonial e de autoridades. A aquisição gerou uma economia de 102,21% para a administração em relação ao mercado nacional. 
 
As Promotorias de Justiça do interior do Estado também têm sido alvo de atenção. As unidades passaram a contar com alarme contra intrusão, interligados à Central de Segurança em Porto Velho, além de um sistema de CFTV com qualidade FullHD e armazenamento independente da Capital, o que lhes confere maior eficiência na busca e recuperação de imagens.
 
Já a Central de Segurança em Porto Velho foi contemplada com o aprimoramento tecnológico e aquisição de novos equipamentos. Com as mudanças, a central passou a dispor de  serviço de monitoração por 24 horas, sendo mais eficiente e eficaz.  Os valores investidos foram de R$ 116 mil. 
 
Cursos - O Gabinete de Segurança Institucional - GSI, em conjunto com a Seção de Segurança -Sedesg, em razão da publicação da Resolução nº 12/2019, tem buscado desempenhar as atividades relacionadas à segurança de forma eficiente e eficaz, visando atender todas as Comarcas, seja no que se trata de segurança pessoal, segurança orgânica, inteligência e contrainteligência, apoio em operações deflagradas pelo MP e modernização dos equipamentos relacionados ao assunto. 
 
Desta forma, foram planejados e executados diversos cursos ministrados por instrutoria interna, o que gerou economia em relação a demais capacitações análogas. 
 
Nos anos de 2019 e 2020 foram realizadas, ainda, 14 palestras como parte integrante do programa de fomentado pelo CNMP, que tem por objetivo a criação da cultura de segurança nos ministérios públicos brasileiros pelo Mês da Segurança Institucional, tendo abrangido um público médio de 45 participantes, por palestra.
 
Também foram dispostos novos veículos para a área de segurança institucional, a fim de atender as demandas de alta complexidade e aquisições de novos coletes balísticos.
 
Há uma preocupação Institucional do MPRO com a segurança de todos os seus integrantes na busca constante da modernização dos equipamentos coletivos e individuais, criação de novos softwares de inteligência, bem como, a capacitação e aperfeiçoamento dos integrantes da segurança ativa e orgânica do MPRO.
 
Neste sentido, estão programados treinamentos e cursos para membros e servidores voltados para essa área específica, bem como investimentos em mais equipamentos.
 
Mesmo em um ano de crise e cortes orçamentários, não foram medidos esforços para atender as demandas do GSI e Sedesg. O posicionamento  reforça o compromisso com a segurança institucional, que deve ser constante, bem como com a adoção e disseminação da cultura de segurança no Ministério Público do Estado de Rondônia, idealizada e seguida nos moldes definidos pelo CNMP.

Fonte: Assessoria de Imprensa