Alto Alegre,

Hospital universitário federal é o único a oferecer exames de Holter e Mapa pelo SUS
Pacientes com necessidade de diagnóstico de doenças cardíacas e estudantes de Saúde serão os maiores beneficiados

Publicado 20/02/2021
A A

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), adquiriu 20 novos equipamentos e passou a ser o único hospital público do Mato Grosso do Sul a fazer exames de Holter e de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

São nove gravadores de Holter, dez gravadores de Mapa e uma central de Mapa. Esses aparelhos serão utilizados em diagnóstico de doenças cardíacas, beneficiando pacientes, além de apoiar a formação de estudantes e residentes da área de Saúde.

Foram investidos R$ 185 mil por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

"Nosso objetivo é cada vez mais melhorar nosso atendimento com equipamentos modernos e serviços que possam trazer mais opções de tratamento à população e, por sua vez, também contemplem nossos acadêmicos e residentes com conhecimento e pesquisa. O oferecimento dos exames de Holter e Mapa pelo Humap com certeza fará uma grande diferença na assistência de nossa população", afirmou o superintendente do hospital, Cláudio César da Silva.

Para que servem os aparelhos
O exame de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) é usado para a verificação da pressão arterial de forma mais aprofundada, avaliando o paciente por 24 horas. Esse exame é de fundamental importância para o acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial, permitindo, por exemplo, o diagnóstico de hipertensão mascarada, falsa impressão de normotensão e na avaliação da eficácia do tratamento hipertensivo.

Já o sistema Holter registra a atividade elétrica do coração de maneira contínua por 24 horas, possibilitando identificar arritmias cardíacas, muitas vezes ausentes no eletrocardiograma comum de consultório. É um exame essencial para o acompanhamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de arritmias e doença coronariana.

Fonte: gov