Alto Alegre,

Denúncia aponta possível esquema de abono ilegal de faltas em Chupinguaia

Publicado 01/04/2024
A A
Foto: Assessoria

Uma denúncia protocolada no Ministério Público de Rondônia (MP/RO) levanta suspeitas de um esquema de abono ilegal de faltas envolvendo duas servidoras e a prefeita do município de Chupinguaia.

Segundo o denunciante, que prefere manter o anonimato, uma professora da rede municipal de ensino teria se ausentado do trabalho por cinco meses, entre fevereiro e junho de 2023, sem o devido processo legal. Afirma-se que a docente teria alegado a necessidade de tratamento em uma comunidade terapêutica em Pimenta Bueno, mas fotos anexadas à denúncia a mostram no local durante o período em questão.

O denunciante também alega que a professora teria recebido seus salários integralmente (mais de R$ 5 mil mensais) durante sua ausência e que teria assinado a folha de ponto mesmo estando em outra cidade. Uma secretária da escola onde a professora atua, na área rural do município, também é acusada de colaborar no esquema, abonando as faltas da docente.

A denúncia não se limita às servidoras e atinge diretamente a prefeita. O denunciante afirma que a mandatária teria conhecimento e teria participado da articulação do esquema de abono ilegal de faltas, em conjunto com a mãe da professora e a secretária escolar.

O caso está sob investigação do MP/RO, que apurará as denúncias e tomará as medidas cabíveis. A prefeita, a professora e a secretária ainda não se pronunciaram sobre as acusações.

Fonte: Veja Vilhena