Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

MPF apura notícias falsas sobre retirada de invasores da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau (RO)
Inquérito civil também vai investigar obstrução às atividades de órgãos públicos e incitações contra povos indígenas no estado

Por Redação
Publicado Hoje, às 14h 43min
A A
Foto: Assessoria

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação (inquérito civil) para apurar práticas de desinformação (fake news), obstrução às atividades dos órgãos públicos e incitação de ilícitos contra povos indígenas de Rondônia por ocasião da retirada de invasores (desintrusão) da Terra Indígena Uru-Eu-Wau- Wau.

No documento, o MPF relata que tem acompanhado notícias veiculadas pela imprensa local de que agricultores estariam sendo “expulsos” de terras por ocasião da desintrusão da terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau, sem que sejam expostas as devidas contextualizações de que as propriedades estão sobrepostas ao território indígena.

O MPF cita que áudios com discursos políticos com finalidade desvirtuada estão circulando em grupos de mensagens e nas redes sociais, incitando animosidade na região, o que coloca em risco a integridade física e psicológica dos povos indígenas na região.

O órgão tem como uma de suas atribuições atuar nos procedimentos relativos aos direitos das populações indígenas, comunidades tradicionais e minorias.
 

Fonte: MPF/RO