Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

EXCLUSIVO: Marcos Rocha exonera comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia
Régis Braguin assumiu a chefia da PMRO em 2023

Por Redação
Publicado Há 2 h
A A

O governador Marcos Rocha (UB) exonerou o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia coronel Régis Braguin nesta quarta-feira (14). A exoneração será publicada nesta tarde no Diário Oficial. Braguin assumiu a chefia da PM/RO em julho de 2023, e foi o primeiro comandante-geral a ingressar na corporação como soldado. 
 
Ainda em 2025, Braguin foi convidado pelo comando nacional do Partido Novo para integrar a corrida eleitoral pelo Governo de Rondônia nas eleições de 2026. A exoneração das obrigações do comando-geral da Polícia abre caminho para que o coronel - que não tem experiência eleitoral - concorra a algum cargo. Ele conta com o apoio de parte da tropa e de setores da sociedade civil - além de ser estimado por líderes políticos, a exemplo do deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS).

A gestão de Braguin na PM/RO foi marcada por operações sangrentas contra facções e o crime organizado. Durante o exercício do comando-geral, foi eleito presidente da Regional Norte do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, entidade que promove integração e desenvolvimento de estratégias conjuntas entre polícias militares de todos os estados.
 
Apesar da popularidade, o coronel também é alvo de críticas. A pressão para a exoneração aumentou depois que, em sessão extraordinária na Assembléia Legislativa de Rondônia, deputados estaduais trouxeram à tona acusações de violência doméstica e de desobediência da Lei Seca contra Braguin. 
 
Especulações
 
Fontes ouvidas por Rondoniaovivo contam que Rocha avalia nomear o atual comandante regional de policiamento I, coronel Robinson Brancalhão da Silva, para o comando-geral da Polícia Militar. Outros portais de notícia ressaltam o nome do subcomandante-geral da corporação, coronel Glauber Souto.
 
O governador ainda não confirmou nenhum nome oficialmente. O coronel Souto assume a chefia da Polícia Militar interinamente até nova designação.

Fonte: rondoniaovivo