ESTAMOS AO VIVO
Centro Olawatawah quer aliar o Etnoturismo à medicina da floresta em Cacoal
Inicialmente sediado na Aldeia Paiter, há pouco mais de dois anos o Centro de Medicina Tradicional Olawatawah mudou sua sede para a Aldeia Aldeia Napidjan, na Linha 09, área rural de Cacoal (RO).
No novo espaço, o objetivo é ampliar a atuação do Centro, voltada à preservação das plantas medicinais e saberes tradicionais. Como forma de fortalecer esse trabalho, que tem como objetivo promover a “cura pela floresta”, os indígenas da etnia Paiter Suruí, sob a coordenação de Naraiamat Suruí, querem aliar o etnoturismo à causa.
“O Centro Olawatawah está cada vez mais melhorando a sua estrutura, em todo o espaço, para que os visitantes possam ter um local para hospedagem, um restaurante para a alimentação, principalmente com a comida tradicional do nosso povo e, assim, ampliar a experiência em nossa aldeia e no Centro de Medicina da Floresta”, destaca Naraiamat Suruí.
Além de uma estratégia na busca pela saúde do Povo Paiter, a criação do Centro tornou-se uma importante forma de preservar o conhecimento indígena. “É um exemplo poderoso de como a floresta não é apenas morada, mas também farmácia viva, por meio da utilização das plantas medicinais tradicionais e do conhecimento dos mais velhos”, ressalta o coordenador.
O novo Centro ainda está em fase de estruturação, mas as plantas medicinais inicialmente são cultivadas no viveiro e, depois, transplantadas para a floresta. Quando atingirem o estágio ideal, serão utilizadas no tratamento de diversos sintomas e enfermidades. O objetivo é que todos possam se beneficiar das propriedades curativas da medicina tradicional da floresta.
Propósito e Atuação
- Preservação cultural: O Centro de Medicina Tradicional Olawatawah busca fortalecer a cultura tradicional dos Paiter Suruí, promovendo práticas ancestrais de cura e bem-estar.
- Sustentabilidade: Além do uso de plantas medicinais, o projeto também envolve o plantio de árvores e ações voltadas à autonomia e sustentabilidade da comunidade.
- Educação e conscientização: O Olawatawah atua como espaço de aprendizado sobre medicina tradicional, promovendo o intercâmbio de saberes entre indígenas e não indígenas.
- Etnoturismo: Ao promover o turismo, a Aldeia Napidjan quer possibilitar aos visitantes um contato direto com a comunidade e com o Centro de Medicina da Floresta. tradicionais. O objetivo é promover um intercâmbio cultural e uma experiência imersiva.
Fonte: tribunapopular