AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Política Corporativa de Segurança da Informação é instituída pelo governo de Rondônia no Iperon

Publicado Há 3 h

Fotos: Amanda Barbosa

Com o objetivo de assegurar a proteção das informações institucionais em todos os meios, formas e suportes, o governo de Rondônia instituiu a Política Corporativa de Segurança da Informação (PCSI) no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos  (Iperon). A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração do Instituto, durante a 9ª Reunião Ordinária e formalizada por meio da Resolução nº 37/2025/IPERON-DIRE X, publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof), em 8 de janeiro de 2026.

A nova política estabelece princípios, diretrizes, responsabilidades e controles voltados à garantia da confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e rastreabilidade das informações sob custódia do Instituto. A PCSI aplica-se a todos os ativos de informação e sistemas do Iperon, abrangendo servidores efetivos e comissionados, estagiários, colaboradores, conselheiros, prestadores de serviço, terceiros autorizados e empresas contratadas que tenham acesso aos dados ou ambientes tecnológicos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa representa um avanço importante na gestão pública estadual. “A segurança da informação é um pilar fundamental para garantir a confiança da população e a eficiência dos serviços públicos. A instituição dessa política pelo Iperon demonstra o compromisso da gestão estadual com a modernização, a proteção de dados e a responsabilidade no tratamento das informações dos servidores”, destacou.

O presidente do Iperon, Tiago Cordeiro ressaltou que a Política Corporativa de Segurança da Informação fortalece a governança institucional e amplia a confiabilidade dos processos internos. “A PCSI consolida diretrizes essenciais para a proteção das informações previdenciárias e para a segurança dos nossos sistemas. Trata-se de um instrumento fundamental para garantir a continuidade dos serviços, a transparência e a credibilidade do Instituto junto aos servidores públicos”.

Já o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rudny Wallas Alves destacou o aspecto técnico e preventivo da medida. “A Política estabelece padrões claros de segurança, define responsabilidades e orienta a adoção de boas práticas, desde a concepção dos sistemas até a resposta aos incidentes. É um avanço significativo para a maturidade tecnológica do Iperon e para a proteção dos dados sob nossa responsabilidade”.

Entre as diretrizes previstas estão a gestão de riscos de segurança da informação, o controle de acesso físico e lógico, a prevenção e resposta a incidentes, a adoção de práticas de segurança desde a concepção dos sistemas e a implementação de planos de backup, contingência e recuperação de desastres. A Política também prevê ações permanentes de conscientização e capacitação, visando fortalecer a cultura de segurança da informação no âmbito institucional.

A PCSI está alinhada à legislação vigente, especialmente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), à  Lei Complementar Estadual nº 1.100/2021 e às normas técnicas da série ABNT NBR ISO/IEC 27000. Com a instituição da nova Política, o Iperon reforça seu compromisso com a governança, a transparência e a proteção das informações previdenciárias dos servidores públicos do Estado de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: