Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Três pessoas são condenadas a mais de 90 anos de prisão por torturar e matar vigilante em garimpo
Crime brutal ocorreu no Garimpo Bom Futuro em 2022; julgamento reconheceu motivo torpe e meio cruel na execução da vítima

Publicado Há 2 h
A A

Três pessoas foram condenadas a penas de 33, 31 e 29 anos de prisão, em regime fechado, pelo homicídio de um vigilante ocorrido em agosto de 2022 no Garimpo Bom Futuro, em Ariquemes (RO). O crime chocou a região pela violência e pelas circunstâncias em que foi praticado.

A sentença foi proferida após dois dias de julgamento pelo Tribunal do Júri, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025. O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo Ministério Público de Rondônia, por meio do Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ), reconhecendo que o homicídio foi cometido por motivo torpe, com meio cruel e sem chance de defesa da vítima.

Conforme o processo, o vigilante havia chegado recentemente à região para trabalhar em uma mineradora. Na noite do crime, ele estava em um bar quando foi atacado por três garimpeiros. A vítima foi agredida, colocada à força em uma caminhonete e levada até a beira do rio Candeias, onde foi torturada e morta. O corpo foi encontrado no dia seguinte por um pescador.

O caso foi investigado no âmbito da Operação 6º Mandamento, deflagrada pela Polícia Civil em janeiro de 2023, cujo nome faz referência ao mandamento bíblico “Não matarás”. A operação teve como objetivo desarticular grupos envolvidos em homicídios e outros crimes violentos na região do Garimpo Bom Futuro.

Durante a ação policial, foram cumpridos seis mandados de prisão e dez de busca e apreensão, resultando na apreensão de armas de fogo, munições e um colete balístico da Polícia Militar.

Com as condenações, o trio permanecerá no sistema prisional de Rondônia, onde deverá cumprir a pena em regime fechado. O Ministério Público considerou o resultado do julgamento uma resposta importante à escalada de violência na área garimpeira.