Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

MPRO abre mês da segurança institucional com palestra sobre prevenção e combate ao crime
Evento reforçou o papel do Ministério Público na proteção de seus integrantes

Por Redação
Publicado Há 3 h
A A

O Ministério Público de Rondônia deu início, nesta sexta-feira (8/8), ao Mês da Segurança Institucional, com palestra no auditório da Instituição, em Porto Velho. A ação visa reforçar a cultura de prevenção e proteção entre membros, servidores e instituições parceiras. Com o tema “Mentalidade de Segurança: prepare-se para o inesperado”, a palestra do encontro destacou a importância da prevenção, da atenção ao entorno e da atuação conjunta entre instituições públicas para enfrentar ameaças contemporâneas, como o crime digital.

Durante a abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou que segurança institucional é uma prioridade estratégica para o MPRO. “A prevenção é a palavra-chave. Não adianta reagir só depois do incidente. Nosso compromisso é garantir que membros e servidores possam exercer suas funções com tranquilidade e confiança na estrutura que os protege”, afirmou.

O Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Ivanildo de Oliveira, destacou a importância da conscientização sobre segurança institucional. Segundo ele, a prevenção depende da colaboração de cada servidor e membro da instituição. "Hoje aqui, esse evento marca o mês de agosto, que é o mês escolhido para a gente tratar da segurança institucional, algo tão importante, e que a gente tem que ter essa consciência, que a segurança começa, inclusive, conosco", afirmou Oliveira.

A palestra que marcou o início das atividades foi ministrada pelo coronel da Polícia Militar Carlos Alberto Alves Lemes, com o tema “Mentalidade de Segurança: Prepare-se para o Inesperado”. O palestrante falou sobre a importância da autoproteção, da atenção ao ambiente e da mudança de comportamento frente aos desafios atuais. Ele alertou que, somente entre 2023 e 2024, crimes virtuais geraram prejuízos de mais de R$ 187 bilhões. “É hora de mudar nossa abordagem. A integração entre as instituições e o uso de tecnologias, como a inteligência artificial, são fundamentais para reagirmos com eficiência”, defendeu.

Ainda durante o evento, foram entregues certificados do Curso de Gestão e Análise de Riscos Aplicado à Segurança Institucional e Inteligência. Participaram do curso representantes de diversos órgãos, entre eles, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal de Contas, Ministério Público Federal, Assembleia Legislativa, Polícia Militar e Defensoria Pública.

As ações realizadas no mês de agosto integram o calendário do MPRO voltado à valorização da segurança institucional. Promovidas pela Escola Superior do Ministério Público (EMPRO), em parceria com o GSI, as atividades incluem cursos, debates e oficinas. O objetivo é ampliar o conhecimento e incentivar práticas que garantam um ambiente seguro para o trabalho ministerial.

Presente ao evento desta sexta, a Diretora da Empro, Promotora de Justiça Edna Antônia Capeli da Silva Oliveira, fez o encerramento das atividades, sublinhando a importância e pertinência da temática.

A segurança institucional está diretamente relacionada ao direito de membros e servidores de atuarem em condições adequadas, sem riscos ou interferências. Ao promover ações de prevenção e capacitação, o MPRO fortalece sua atuação em defesa da sociedade e da integridade de seus integrantes.

Fonte: MP/RO