Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Alimentação que cuida: programa leva suporte nutricional para pacientes em Rondônia

Publicado Há 5 h
A A

A terapia nutricional é indicada para pessoas que não conseguem se alimentar de forma adequada por via oral, com isso, o governo de Rondônia, através do Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar (PTNED) garante que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 52 municípios tenham acesso ao suporte de nutrição enteral dentro de suas residências.

O programa é vinculado à Gerencia Estadual de Nutrição Enteral (Gene) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e promove o uso de fórmulas nutricionais específicas para pacientes com necessidades especiais, como crianças com alergia à proteína do leite de vaca, conforme orientações técnicas e regulatórias.

O programa atende 1.977 pacientes, entre crianças, adultos e idosos com agravos no estado clínico.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o serviço vai além dos hospitais. “Com a iniciativa, estamos garantindo que nenhuma distância ou condição de saúde seja obstáculo para o cuidado humanizado e contínuo”, salientou.

SERVIÇO

Para ter acesso ao programa, o paciente precisa de uma avaliação dos profissionais de saúde que acompanham os pacientes diretamente, como: nutricionistas, médicos e enfermeiros, responsáveis pela avaliação contínua das condições dos pacientes. A partir da identificação é feito um pedido para a coordenação do Cene para a inserção ao programa e especificação da quantidade e do tipo de Fórmula que o usuário SUS necessita.

Roberta Machado, avó de Isabela, de 5 anos, que tem paralisia cerebral e faz parte do programa há dois anos, relatou que a vida da neta mudou completamente após começar a receber as fórmulas com os nutrientes necessários. Segundo ela, Isabela ganhou peso e apresentou melhora na imunidade. “Sabemos que a condição dela não vai mudar, mas podemos melhorar sua qualidade de vida, e essa é a nossa busca. Com a alimentação enteral, ela não vai mais tantas vezes ao hospital. Esse programa é muito importante, porque nos oferece algo essencial. Se fosse para comprarmos, não teríamos condições”, afirmou.

DISTRIBUIÇÃO

As fórmulas nutricionais são distribuídas mensalmente, através das farmácias municipais, onde o usuário SUS pode estar realizando a retirada.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância da iniciativa como parte do cuidado integral com o cidadão. “O Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar é mais do que uma ação de saúde, é um gesto de respeito à dignidade do paciente. Quando levamos suporte nutricional para perto dessas pessoas, estamos fortalecendo o vínculo entre o cuidado técnico e o olhar humanizado que deve nortear o SUS. É o estado chegando onde mais importa: na vida real de quem precisa.”