Alto Alegre,

ESTAMOS AO VIVO

Governo de RO aumenta a produtividade leiteira com investimentos em tecnologia

Publicado Hoje, às 10h 11min
A A

Com o fortalecimento dos programas oficiais de apoio à cadeia do leite e o avanço da assistência técnica prestada pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), além da criação dos projetos Consultec e Rufião Móvel, o estado de Rondônia evoluiu significativamente na qualidade genética do rebanho. Consequentemente, melhorou a produtividade e a produção leiteira, tornando-se o maior produtor de leite da Região Norte, com mais de 25 milhões de litros de leite ao ano, consolidando-se na 7ª posição no ranking dos estados produtores de leite do Brasil, conforme o Anuário do Leite (2023), produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Dados extraídos de relatórios da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) revelam que o estado possui um rebanho leiteiro de 2,8 milhões de cabeças. Considerando os investimentos públicos, o trabalho dos extensionistas da Emater-RO e o comprometimento dos produtores na adoção de tecnologias, a produção de leite do estado poderá dobrar ou até triplicar com o mesmo rebanho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os dados apresentados pelo Anuário do Leite confirmam a assertividade dos investimentos do governo e dos produtores na melhoria genética do rebanho leiteiro do estado. “Os investimentos públicos e a assistência técnica impulsionam a aceleração do desenvolvimento da pecuária leiteira rondoniense”, ressaltou.

ACELERAÇÃO DA PRODUÇÃO 

O governo de Rondônia criou programas de incentivo para o aumento da produtividade e o melhoramento genético do rebanho e, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), direcionou projetos de financiamento para aquisição de matrizes e reprodutores geneticamente superiores, importados principalmente dos estados de Minas Gerais e Paraná.

Os primeiros programas estaduais de incentivo à produção e o fundo Proleite foram a base para a implantação dos modernos projetos Consultec e Rufião Móvel, lançados pelo governado de Rondônia, para acelerar ainda mais o desenvolvimento da pecuária leiteira no estado, aumentando a produtividade e a qualidade do produto entregue às indústrias de laticínios.

O Consultec é um projeto de consultoria técnica, executado pela Emater-RO, para apoiar os produtores na gestão da propriedade e no manejo alimentar e nutricional do rebanho, enquanto o projeto Rufião Móvel visa o cuidado com a saúde ginecológica das matrizes, utilizando a tecnologia da ultrassonografia. “Os extensionistas e os médicos-veterinários especialistas verificam possíveis dificuldades gestacionais, confirmam prenhezes, entre outras ações para melhorar a eficiência reprodutiva”, explicou o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

MAIORES PRODUTORES 

Quando se observa a produção leiteira no mundo, nota-se que o Brasil está entre os maiores produtores — tanto em número de vacas ordenhadas quanto em volume de produção. O país tem produtividade em torno de 2,5 toneladas de leite por vaca/ano, conforme dados da Embrapa Gado de Leite. Os números evidenciam o grande potencial de crescimento da pecuária leiteira rondoniense que, apoiada pela assistência técnica da Emater-RO e pelo fomento fornecido pelo governo do estado pode até triplicar a produção de leite no curto ou médio prazo.