AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

PF e Previdência Social realizam operação contra fraudes no INSS em Rondônia
A Operação Autolycus busca desarticular grupo criminoso que aliciava servidores do INSS para reativar e conceder benefícios previdenciários fraudulentos em Porto Velho.

Por Redação
Publicado Hoje, às 08h 43min

Foto: Assessoria

A Polícia Federal (PF) e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, ligada ao Ministério da Previdência Social, deflagraram na manhã desta segunda-feira (17/11) a Operação Autolycus. O objetivo da ação é combater um esquema de fraudes previdenciárias na reativação e concessão de benefícios por meio da cooptação de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Porto Velho, Rondônia.


A investigação teve início em agosto de 2024, após a denúncia de um servidor do INSS lotado em Porto Velho. O funcionário relatou ter sido abordado por pessoas desconhecidas com propostas para participar do esquema criminoso. De acordo com o apurado, diante da recusa, os interlocutores passaram a ameaçá-lo com represálias administrativas e até exoneração, o que motivou a abertura do inquérito policial.

Prisão em flagrante e atuação interestadual

Com base na denúncia, a Polícia Federal efetuou a prisão em flagrante de um dos investigados. Este indivíduo havia se deslocado do estado do Pará até Porto Velho, Rondônia, com o objetivo específico de aliciar servidores públicos para a prática ilícita.

As diligências reuniram elementos que apontam para o uso de múltiplas linhas telefônicas e estratégias de ocultação da comunicação entre os envolvidos. O grupo agia de forma coordenada, utilizando hospedagens em diferentes municípios de Rondônia para a cooptação. O aprofundamento das investigações revelou que a quadrilha atuava em diversos estados da Federação, analisando o histórico funcional dos servidores para identificar vulnerabilidades e, assim, oferecer vantagens ou aplicar ameaças para garantir a adesão ao esquema de fraudes.


Mandados e crimes investigados

A 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia expediu mandados de busca e apreensão que foram cumpridos na data de hoje. As investigações prosseguem com a análise minuciosa do material apreendido.

Os indivíduos investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, associação ou organização criminosa, e inserção de dados falsos em sistema de informações públicas. Outros delitos conexos poderão ser identificados no curso das apurações.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: PF/RO

Aviso Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos e/ou envolvidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e emitir algum juízo de valor.