AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Idaron integra primeiro laticínio de Rondônia ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Localizado em Rolim de Moura, o laticínio foi habilitado em agosto, após cumprir todas as etapas técnicas e atender às normas vigentes.

Por Redação
Publicado Hoje, às 11h 24min
Atualizado Hoje, às 11h 24min

Foto: Assessoria

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) integrou o primeiro laticínio do estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O Laticínio Miraella, localizado em Rolim de Moura, foi habilitado em agosto, após cumprir todas as etapas técnicas e atender às normas vigentes.

A adesão ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizar, em outubro de 2024, a ampliação do escopo do Sisbi para novas categorias de produtos, incluindo leite, ovos e pescados. Desde então, Rondônia recebeu pedidos de integração de cinco seis laticínios, uma unidade de pescados, uma de carnes e derivados e duas de ovos. Com o novo credenciamento, o estado passa a ter oito estabelecimentos habilitados no sistema nacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração das agroindústrias rondonienses ao Sisbi oferece aos produtores maior chance de expansão de mercado, permitindo a comercialização de seus produtos em todo o território nacional. “É um avanço que fortalece a agroindústria, formaliza negócios, garante a segurança dos alimentos, promove o desenvolvimento local e cria novas oportunidades de emprego e renda”, avalia Marcos Rocha.

A gerente de Inspeção da Idaron, Clariana Lins Lacerda, explica que a conquista representa a continuidade de um trabalho iniciado há seis anos. “A nova integração é resultado de um esforço que começou em 2018, quando o Serviço de Inspeção Estadual foi reconhecido como equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, afirmou.

COMO ADERIR AO SISBI-POA

Para aderir ao Sisbi-POA, o estabelecimento precisa estar registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RO) ou solicitar migração de outro serviço de inspeção, cumprir normas específicas e solicitar a integração junto à Idaron. Após vistoria técnica, sendo aprovado, passa a ser habilitado no e-Sisbi, plataforma nacional que reúne os serviços oficiais de inspeção. A partir daí, a indústria está autorizada a comercializar seus produtos em todo o território nacional.

De acordo com a Portaria nº 672/2024, todos os serviços de inspeção, sejam municipais (SIM) ou estaduais (SIE), integrados ou não ao Sisbi, devem manter atualizado o Cadastro Geral no e-Sisbi. A relação completa dos estabelecimentos integrados em Rondônia está disponível no site da Idaron.

A lista completa de estabelecimentos ativos e integrados ao SISBI em Rondônia está disponível também no site da IDARON: Acesse aqui.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Idaron/RO