AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

5º BPM – Projeto Educatran forma alunos e reforça educação para o trânsito em Porto Velho

Publicado Há 3 h

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (10), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), por meio do Núcleo de Integração de Polícia Comunitária, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC), realizou a cerimônia de formatura do Projeto Educatran – Educação para o Trânsito na Escola Estadual Jorge Teixeira de Oliveira. O evento marcou um momento cívico de valorização da educação no trânsito e da cidadania entre os estudantes da rede pública.

A solenidade contou com a presença do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia, Jairo, além de autoridades, educadores e representantes das forças de segurança. Durante o evento, alunos que participaram das atividades educativas receberam reconhecimento pela conclusão do projeto, que tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância do respeito às normas de trânsito e da preservação da vida.

Criado em 2019 pela SESDEC, o Projeto Educatran busca levar educação para o trânsito ao ambiente escolar, formando jovens mais conscientes e responsáveis. A Escola Jorge Teixeira de Oliveira foi uma das unidades selecionadas em Porto Velho para a implementação da iniciativa, tornando-se ao longo dos anos uma referência na aplicação do programa dentro da rede estadual de ensino.

Desde sua implantação, o projeto tem desenvolvido palestras, atividades educativas e ações de conscientização voltadas à segurança no trânsito. As ações seguem a filosofia da Polícia Comunitária, com a presença constante de policiais no ambiente escolar, fortalecendo a integração entre escola, forças de segurança e comunidade.

Além das atividades voltadas ao trânsito, os estudantes também participam de ações cívicas e educativas, como eventos da Semana da Pátria, campanhas do Maio Amarelo e outras iniciativas de cidadania e patriotismo.

A cerimônia também ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mulher, destacando o papel fundamental das mulheres na sociedade e, especialmente, na área da segurança pública e da educação. O evento contou com a presença de militares femininas representando diversas unidades das forças de segurança do Estado de Rondônia, simbolizando a dedicação, a coragem e o compromisso dessas profissionais na missão de proteger e servir a população.

Com resultados positivos ao longo dos anos, o Projeto Educatran tem contribuído para a conscientização de estudantes sobre a segurança no trânsito, o fortalecimento da educação cidadã e a formação de jovens multiplicadores de boas práticas, aproximando cada vez mais a comunidade escolar das instituições de segurança pública.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aviso Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos e/ou envolvidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e emitir algum juízo de valor.