AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

SETEMBRO LARANJA: Encontro de Saúde promove cultura de segurança do paciente e prevenção de infecções em hospitais
O evento tem o objetivo de fortalecer a cultura de segurança do paciente e ampliar as estratégias de prevenção de infecções em hospitais

Por Redação
Publicado Hoje, às 07h 34min
Atualizado Hoje, às 07h 34min

Fotos: Daiane Mendonça

Estudantes e profissionais da área da saúde participaram, na terça-feira (10), da abertura do XII Encontro Estadual de Segurança do Paciente e do VIII Encontro de Controle de Infecção Hospitalar, realizado no Teatro Estadual Guaporé, em Porto Velho. A programação também foi marcada por homenagens às equipes de unidades de saúde do Estado que se destacaram em 2024.

Promovido pelo governo de Rondônia e coordenado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa-RO), o evento segue até sexta-feira (12) com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança do paciente e ampliar as estratégias de prevenção de infecções em hospitais. A iniciativa integra a programação do “Setembro Laranja”, campanha dedicada à mobilização pela melhoria da qualidade no atendimento à saúde.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o compromisso do estado em garantir atendimento de excelência. “Estamos investindo em capacitação e fortalecendo a estrutura das unidades hospitalares para que cada pessoa tenha acesso a um atendimento humanizado. Segurança do paciente significa salvar vidas e assegurar respeito ao cidadão”.

INTEGRAÇÃO E RECONHECIMENTO

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, ressaltou a importância da integração entre profissionais e sociedade. “A segurança do paciente é uma construção coletiva. Quando unimos esforços, conseguimos prevenir infecções e garantir um ambiente mais seguro. O “Setembro Laranja” reforça essa mobilização e valoriza o empenho daqueles que trabalham diariamente para oferecer um cuidado em saúde mais humano e qualificado”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, a homenagem é também um incentivo para as equipes hospitalares. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, valorizando as unidades que seguem protocolos nacionais e promovem a qualidade no atendimento. É uma forma de inspirar outros serviços a alcançar padrões ainda mais elevados”, afirmou.

A programação segue nos dias 11 e 12, com palestras e oficinas técnicas, conduzidas pelas especialistas, Luciana Nogueira e Camila Fernanda dos Santos, do Ministério da Saúde. As ações continuam neste mês, nos dias 18 e 19, com a realização de Pit Stop educativo, que serão realizados em Porto Velho, das 08h às 9h30, como parte da campanha “Setembro Laranja”.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: