AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Com planejamento estratégico e educação ambiental, governo de RO reduz incêndios florestais

Publicado Hoje, às 10h 26min

Foto: Frank Néry

Com o objetivo de reforçar o controle ambiental e o enfrentamento às queimadas ilegais, o governo de Rondônia tem intensificado o monitoramento dos focos de calor no estado. Segundo dados da Sala de Situação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entre 1º de janeiro e 15 de agosto, Rondônia registrou uma redução de 83,22% nos focos de calor em comparação com o mesmo período de 2024. No ano passado, foram contabilizados 24.802 focos e, neste ano, o número caiu para 4.161.

A expressiva queda é atribuída ao planejamento estratégico e à atuação integrada da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), Coordenadoria de Proteção Ambiental (Copam) e Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), que trabalham em conjunto com órgãos como o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), entre outros parceiros institucionais.

Embora os órgãos atuem de forma integrada no monitoramento, é importante destacar que utilizam satélites distintos em suas análises. O  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio da Plataforma BDQueimadas, considera apenas os focos detectados durante o dia, enquanto os registros captados pelo VIIRS/Suomi NPP, relacionam focos noturnos, podendo resultar em variações nos dados apresentados.

Segundo o Mestre Geógrafo e Analista Ambiental da Sedam, Charlles Barata, é fundamental esclarecer como os dados são obtidos. “Os números que apresentamos são disponibilizados pela Nasa, por meio do Programa Firms, e têm como base o Satélite de Referência VIIRS/Suomi NPP, com resolução de 375 metros. Esse sistema permite registrar ocorrências tanto durante o dia quanto à noite, o que garante maior precisão no monitoramento”, explicou. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a tecnologia tem sido uma importante ferramenta para auxiliar as ações governamentais. “Temos investido em tecnologia e integração entre os órgãos para garantir maior eficiência no monitoramento e no combate às queimadas. A utilização de dados de satélite de referência internacional fortalece nossa capacidade de resposta e reforça o compromisso com a preservação ambiental e com a saúde da população”, ressaltou.

AÇÕES PREVENTIVAS 

O coordenador da Cogeo, Paulo Sergio Mendes dos Santos Junior, destacou que “tivemos uma redução de 85,02% no município de Porto Velho e, outros destaques positivos incluem Nova Mamoré (queda de 92,22%), Candeias do Jamari (94,78%), Cujubim (95,18%) e Governador Jorge Teixeira (98,95%), refletindo o impacto positivo das ações preventivas e de controle ambiental promovidas pelo estado.”

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o objetivo é reduzir os impactos das queimadas e promover um ambiente mais saudável e sustentável para todos. “Estamos trabalhando de forma integrada com órgãos estaduais, federais e municipais, ampliando as ações de fiscalização e educação ambiental. O uso de imagens de satélite, aliado à análise técnica da equipe, permite acompanhar em tempo real a evolução das ocorrências, subsidiando as tomadas de decisão estratégicas no enfrentamento às queimadas”, enfatizou. 

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: