AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

ZCAS deve provocar chuva forte em Rondônia, diz Inmet; entenda o que é
previsão indica volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h. Volume pode aumentar o risco de alagamentos e transtornos.

Por Redação
Publicado 07/01/2026

Pixabay/flyupmike

Chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento, devem marcar o início da semana em Rondônia. O cenário ocorre devido à atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, associada à passagem de uma frente fria, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, é um sistema que forma uma grande faixa de nuvens carregadas entre a Região Norte e o Sudeste do Brasil. Ela transporta muita umidade da Amazônia e do oceano, o que favorece chuvas frequentes e, em alguns momentos, fortes, principalmente durante o verão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de chuva intensa válido até a noite de quarta-feira (7). A previsão indica volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h. Há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

De acordo com o Inmet, a partir desta terça-feira (6), Rondônia deve ter chuva ao longo do dia, com períodos de maior intensidade. Em algumas áreas, o volume pode ser alto em pouco tempo, aumentando o risco de alagamentos e transtornos.

Além de Rondônia, a ZCAS também influencia o tempo em estados como Acre, Amazonas, sul do Pará, Tocantins, Goiás e São Paulo. No Sul do país, o tempo fica mais firme, com menos chuva, por causa de um sistema de alta pressão.

Como se proteger da forte chuva
Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para se manter protegido em dias de chuva:

Em casa 

Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados ​​por cacos e fragmentos de telhas. Se a água da rua começar a invadir a casa, é silencioso deixar o local e buscar refúgio em um ambiente seco.

Evite permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas, especialmente durante tempestades acompanhadas por raios. É fundamental não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada, incluindo celulares conectados ao carregador, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito.

Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado. Além disso, fique atento aos sinais de infiltrações para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Esses protetores para a segurança durante eventos climáticos adversos.

No trânsito

Mantenha a atenção nas condições do veículo, assegurando que os freios e pneus estejam devidamente calibrados, e os faróis em pleno funcionamento. Dirija com cautela, mantendo uma distância segura do veículo à frente para reduzir o risco de colisões. Em situações de chuva torrencial, busque um local seguro para estacionar, afastado de árvores e alambrados metálicos, e aguarde o fim da tempestade.

Evite freadas abruptas e mudanças bruscas de faixa para garantir que os pneus mantenham o contato adequado com o asfalto. Prefira acionar o freio gradualmente e evite dirigir em alta velocidade. Mantenha práticas seguras de direção, como o uso do cinto de segurança e o sinal de mudança de direção.

Para os motociclistas, é aconselhável evitar chuvas intensas, procurar abrigo em paradas de ônibus ou outros locais cobertos, e utilizar equipamentos de proteção, incluindo capacete com viseira completa ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, luvas e botas.

Os pedestres devem realizar travessias de forma segura, utilizando faixas de pedestres ou semáforos.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: G1/RO