AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Retrospectiva: Flamengo domina o futebol masculino brasileiro em 2025
Chegada de Carlo Ancelotti à seleção também foi destaque

Por Redação
Publicado Há 3 h

Foto: espelhosocial/pixabay

Quando se pensa no futebol masculino brasileiro, o ano de 2026 teve um protagonista, o Flamengo, que levantou quatro troféus: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Entre tantas conquistas alcançadas pela equipe pelo técnico Filipe Luís, duas ocuparam um lugar especial, a do tetracampeonato do principal torneio do continente e a do eneacampeonato da competição nacional.

Tetra da Libertadores
No dia 29 de novembro, o Rubro-Negro da Gávea se tornou o time do Brasil com mais títulos de Libertadores ao derrotar o Palmeiras por 1 a 0 no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru).

O gol da vitória saiu aos 21 minutos do segundo tempo, quando o uruguaio Arrascaeta cobrou escanteio pela esquerda, Danilo subiu sozinho e, de cabeça, mandou no canto direito de Carlos Miguel. Quatorze anos depois de fazer o gol do título do Santos contra o Peñarol (Uruguai), o zagueiro voltou a balançar as redes em uma final de Libertadores. E novamente de forma decisiva.

Enea brasileiro
Quatro dias depois o Flamengo contou com um gol do atacante Samuel Lino para derrotar o Ceará por 1 a 0, em um Maracanã lotado, para garantir o título do Campeonato Brasileiro.

Este foi o nono título do Rubro-Negro na história da competição, com as conquistas nos anos de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.

Copa Intercontinental
O time da Gávea teve a oportunidade de levantar um quinto troféu na temporada, a Copa Intercontinental de Clubes da Fifa. Porém, na final da competição realizada no Catar, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís foi derrotada pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 com a bola rolando.

Timão tetracampeão
Já a Copa do Brasil terminou com o triunfo do Corinthians. Com gols de Yuri Alberto e do holandês Memphis Depay, o Timão superou o Vasco pelo placar de 2 a 1 em pleno estádio do Maracanã, para garantir o seu quarto título na competição.

Anteriormente, o Corinthians garantiu o troféu da competição nos anos de 1995, 2002 e 2009. Com a vitória deste domingo a equipe carioca garante a presença na edição 2026 da Copa Libertadores. 

Mundial surpreendente
Uma competição que chamou muito a atenção na atual temporada foi a primeira edição da Copa de Mundo de Clubes promovida pela Fifa. O torneio, disputado nos Estados Unidos, reuniu 32 equipes de diferentes partes do mundo nos meses de junho e julho.

Se antes de a bola rolar a expectativa era de um predomínio europeu frente a times de outros continentes, o que se viu dentro das quatro linhas foi uma série de resultados surpreendentes. O primeiro deles foi a vitória do Botafogo (à época o detentor do título da Libertadores) sobre o PSG (campeão da Liga dos Campeões e apontado como um dos favoritos ao título).

Assim como o Alvinegro de General Severiano, os outros três representes brasileiros na competição conseguiram importantes resultados diante de times do Velho Continente. O Flamengo superou o Chelsea (Inglaterra) ainda na fase de grupos, o Fluminense bateu a Inter de Milão (Itália) nas oitavas de final e o Palmeiras estreou na competição com um empate sem gols com o Porto (Portugal).

No final o título ficou com uma equipe europeia, o Chelsea (que eliminou o Palmeiras nas quartas de final e o Fluminense nas semifinais), mas ficou claro que o abismo entre as equipes do Velho Continente e do Brasil não é tão grande quando se imaginava.

Troca de comando na seleção
2025 também foi um ano de muitas mudanças na seleção brasileira. E a principal delas foi o anúncio do italiano Carlo Ancelotti para o posto de novo técnico da equipe nacional. O experiente treinador, que na última temporada europeia dirigiu o Real Madrid (Espanha), chegou com a missão de tornar novamente competitiva a equipe brasileira, que, até então, colecionava resultados ruins.

O pior deles foi o que culminou com a demissão de Dorival Júnior, o antecessor de Ancelotti no posto de comandante do Brasil, uma derrota por 4 a 1 para a Argentina em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, competição que será disputada entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano no Canadá, no México e nos Estados Unidos.

Ancelotti é o terceiro técnico estrangeiro a dirigir a seleção brasileira. O primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, em 1925, e o segundo foi o argentino Filpo Nuñez, em 1965.

Agora, o italiano, com vitoriosas passagens por gigantes europeus como Milan (Itália), Real Madrid, Juventus (Itália), PSG, Chelsea e Bayern de Munique (Alemanha), tem a missão de conduzir o Brasil ao título do Mundial de 2026, encerrando um jejum de 24 anos do Brasil (a última conquista foi em 2002).

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: