AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Avanço e inovação marcam fortalecimento do ambiente de negócios em Rondônia em 2025

Foto: Assessoria

Durante o ano de 2025, o governo de Rondônia foi destaque na modernização e desburocratização do ambiente de negócios no estado. A atuação da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) foi marcada por resultados expressivos, projetos de inovação tecnológica e parcerias estratégicas que reforçaram o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do empreendedorismo no estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o trabalho da gestão no desenvolvimento de ações estratégicas para estimular o empreendedorismo, destacando também os esforços para dar condições a quem queira empreender sem burocracias. ‘‘O governo do estado tem investido na simplificação, agilidade e modernização da Jucer, assim, quem procura registrar uma empresa consegue ser acolhido com um serviço focado em contribuir para um ambiente de negócios seguro e produtivo.”

DESENVOLVIMENTO

Em 2025, até o mês de outubro, a Jucer já contabilizou 27.934 novas empresas, contra 22.936 no mesmo período de 2024. Isso significa um crescimento expressivo de 4.998 novas aberturas, o que equivale a um aumento percentual de 21,8%. A expectativa é que Rondônia encerre 2025 com mais de 30 mil novas empresas, alcançando um novo recorde histórico.

Os setores de serviços (68,2%) e comércio (23,4%) impulsionaram o avanço de empresas abertas em 2025, alavancadas por políticas públicas voltadas à simplificação, capacitação e acesso a crédito. Desde 2019, já são mais de 173 mil novos negócios formalizados em Rondônia um marco que reflete o ambiente de negócios sólido e inovador construído ao longo dos últimos anos.

DESTAQUE NACIONAL

Entre os resultados em nível nacional, Rondônia se destaca como o estado que mais oferece apoio aos negócios inovadores, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional, de acordo com levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). Esse reconhecimento é resultado de políticas públicas focadas na ciência, tecnologia e empreendedorismo, que têm fortalecido o ecossistema de inovação no estado e o nascimento de novos negócios.

AVANÇO E MODERNIZAÇÃO

As ações e o suporte do governo de Rondônia têm estimulado o ambiente empresarial no estado. Programas como o Vencer, da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), que oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro e profissional para ajudar os participantes a entrarem no mercado de trabalho ou a empreenderem. Outro programa do governo é o de Microcrédito Produtivo Orientado (Proampe) que oferece microcrédito produtivo e orientado para micros e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs), pequenos produtores rurais e profissionais liberais do estado.

Entre as ações está o Projeto de Dispensa de Taxas de Registro, uma iniciativa conjunta da Jucer, Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O projeto tem a finalidade de estimular a abertura de novas micros e pequenas empresas por meio da isenção das taxas de registro, beneficiando cerca de 2.750 empreendedores. O investimento do governo do estado é de R$ 1.698.750 milhão, com recurso do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider).

Outra ação importante da Jucer é o apoio na execução de projetos de incentivo ao empreendedorismo como o Cidadania Empresarial, programa da Secretaria de Estado de Financias, que visa estimular a formalização de pequenos negócios, oferece orientação e serviços para empreendedores sair da formalidade. As atividades do programa é: formalização de negócios, educação fiscal, acesso a benefícios e ferramentas de crescimento.

CAPACITAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Com foco na melhoria dos processos, no aumento da produtividade e no oferecimento de serviços cada vez mais eficientes, em 2025, a Jucer buscou alinhar as estratégias técnicas e operacionais com investimentos em programas de capacitação dos servidores para alinhar procedimentos diante da transformação digital.

O Programa de Capacitação dos Servidores voltado ao desenvolvimento de competências digitais, liderança, aprimoramento do controle e gestão de recursos públicos e visão estratégica foi um ponto forte da gestão durante o ano, assegurando o início de projetos inovadores de digitalização, com destaque para os testes de ferramentas de inteligência artificial aplicadas à análise de processos de registro de empresas, ampliando a celeridade e a segurança das operações.

A implementação de programas de saúde física e mental e de qualidade de vida, com benefícios oferecidos para o incentivo à prática de atividades físicas e cuidados com o bem-estar emocional, também gerou resultados positivos no engajamento e na produtividade das equipes.

De acordo com o presidente da Jucer, Clébio Billiany de Mattos, a Autarquia tem avançado na transformação digital, na valorização dos servidores e na missão de estar cada vez mais próximos do cidadão empreendedor. “O governo de Rondônia tem mostrado que é possível unir inovação, eficiência e humanização. Seguimos trabalhando para continuar evoluindo, simplificando processos e criando um ambiente de negócios cada vez mais favorável ao desenvolvimento do estado”, salientou.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: