Engenharia de tráfego do Detran-RO esteve presente nos 52 municípios de Rondônia em 2025
A atuação efetiva da Diretoria Técnica de Engenharia de Tráfego (Ditet) em todos os 52 municípios rondonienses, marcou as ações do governo de Rondônia, por meio Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), no ano de 2025. Ao longo do ano, equipes especializadas percorreram todas as regiões, oferecendo suporte técnico, realizando estudos de engenharia de tráfego, fiscalizações e orientações, contribuindo diretamente para a melhoria da sinalização e da segurança viária.
A última etapa desse ciclo foi concluída, entre os dias 1º e 5 de dezembro, com a visita técnica ao município de Governador Jorge Teixeira e Castanheiras, para completar a cobertura total do estado. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho realizado ao longo do ano reforça o compromisso da gestão em garantir mais segurança, organização e responsabilidade no trânsito de todo o estado, com ações técnicas que impactam diretamente a rotina das pessoas e contribuem para um trânsito mais seguro.
PROJETOS DE SINALIZAÇÃO
Através da Ditet, o Detran-RO realiza estudos técnicos de engenharia de tráfego, fundamentais para auxiliar prefeituras na elaboração de projetos de sinalização e na formalização de convênios que garantem investimentos diretos em aprimoramento da sinalização viária e segurança no trânsito. Atualmente, processos administrativos relacionados à sinalização estão em andamento nos 52 municípios. Desse total, 22 já receberam estudos técnicos finalizados; outros 10 estão com análises em elaboração pela Coordenadoria de Engenharia de Tráfego (Cotraf); e 20 seguem em fase de execução ou prestação de contas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que o alcance do trabalho representa mais que uma meta cumprida. “Estamos estruturando uma política permanente de engenharia, baseada em dados, planejamento e responsabilidade social. O objetivo é salvar vidas e transformar as vias em ambientes mais seguros para todos.”
SINALIZAÇÃO MODERNA
Os recursos possibilitaram a implantação de sinalização moderna e eficiente, contribuindo diretamente para a redução de sinistros e a melhoria da mobilidade urbana. A diretora técnica de Engenharia e Tráfego, Eva Cristina Pereira Pedreira, reforçou que o impacto é mensurável. “Estamos entregando estudos completos e confiáveis, fundamentados em dados estatísticos. Cada projeto busca reduzir e, sempre que possível, zerar o número de sinistros e mortes no trânsito. Nosso compromisso é construir um trânsito mais humano, organizado e seguro.”
Os dados estatísticos permitem identificar pontos críticos em cada município, orientando decisões e garantindo maior eficiência nas ações de engenharia através dos convênios firmados em parceria do Detran-RO com os municípios.
Fonte: Secom – Governo de Rondônia