AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Integração estratégica para desenvolvimento logístico da Amazônia é ampliada em visita ao Porto de Porto Velho

Publicado Hoje, às 08h 32min
Atualizado Hoje, às 08h 32min

Foto: Esio Mendes

O governo de Rondônia recebeu no dia 29 de outubro, a visita de uma comitiva do Ministério da Defesa, na Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), em Porto Velho. No encontro, os visitantes puderam conhecer de perto o funcionamento logístico do Porto de Porto Velho e fortalecer as ações conjuntas voltadas à segurança portuária e à proteção do território nacional.

Localizado em uma região de grande importância geoeconômica, o Porto de Porto Velho é referência na movimentação de grãos, combustíveis, fertilizantes e cargas gerais, além de servir como corredor natural de exportação para países como Bolívia e Peru. A visita reforça a vocação do Porto como ponto estratégico não apenas para para o desenvolvimento econômico, mas também para a soberania e a segurança do território brasileiro.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a presença do Ministério da Defesa no estado, reafirma a relevância do Porto de Porto Velho como elo fundamental na integração da Amazônia ao restante do país e aos mercados internacionais. “A visita mostra que Rondônia é parte essencial da engrenagem logística e econômica do Brasil. O Porto de Porto Velho é uma ponte estratégica entre os estados da Região Norte e os países vizinhos da América do Sul. Ao fortalecer essa conexão, ganham o estado e o país, com mais segurança, eficiência e capacidade de escoamento da produção”, ressaltou.

O diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, destacou que o alinhamento com o Ministério da Defesa representa um passo importante para ampliar investimentos e consolidar o papel do Porto dentro do Plano Nacional de Logística. “Essa aproximação é estratégica para o futuro do Porto e para o fortalecimento da segurança nacional. A comitiva conheceu de perto como operamos e pôde ver que o Porto de Porto Velho é um ativo essencial para o país, tanto pela movimentação de cargas quanto pela sua posição geográfica privilegiada. Essa integração pode gerar novos investimentos em infraestrutura e ampliar nossa capacidade de atendimento a todo o eixo amazônico.”

A comitiva, coordenada pelo brigadeiro intendente do Exército, José Lopes Fernandes, subchefe de Logística Operacional do Ministério da Defesa, contou também com a presença do contra-almirante André Gustavo Silveira Guimarães, subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa e do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho, general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: