AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Câmara Municipal realiza sessão com destaque à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Publicado Há 4 h

A Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP) realizou a 23ª Sessão Ordinária, na terça-feira (26), no Plenário Jessé Mendonça Bittencourt.  Durante a reunião legislativa, foi convidado o representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Geovanni de Souza Oliveira, para anunciar a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” no município.

Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a semana propõe conscientizar a sociedade sobre as necessidades e direitos desse grupo de pessoas, para combater o preconceito e a discriminação, afim de promover a inclusão social por meio de políticas públicas. A Federação Nacional das Apaes e as unidades no país organizam anualmente os eventos, disponibilizando materiais e promove debates sobre o tema.

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um momento de reflexão e mobilização. Convidamos a todos a estarem presentes nos eventos para, juntos, incluirmos as pessoas com deficiência em uma sociedade mais justa e acessível para todos”, afirmou Geovanni de Oliveira.

O convite para a participação do representante da Apae partiu do vereador Licomédio Pereira (PP) que registrou a fala dele para reforçar o compromisso com a causa da inclusão e da acessibilidade.

“Precisamos ir além da discussão. É nosso dever, como legisladores, propor e apoiar políticas públicas que garantam dignidade e oportunidade às pessoas com deficiência. Parabenizo a Apae pelo trabalho essencial que desenvolve em nossa cidade”, destacou o vereador.

 Tribuna

Além da pauta sobre a deficiência, o presidente da CMJP, Marcelo Lemos (Republicanos), usou a tribuna para abordar os trabalhos que os vereadores da 11ª legislatura estão desenvolvendo para buscar recursos e apoiar as ações da Prefeitura de Ji-Paraná.

“Todos sabem das dificuldades encontradas pelo prefeito Affonso Cândido [PL] quando assumiu a Prefeitura de Ji-Paraná no início do ano. E eu estou aqui para informar nossa política de resultados, dos recursos que chegaram para o executivo, somando mais de R$ 11 milhões. As ações de todos os vereadores é trazer verbas parlamentares com nossos representantes estaduais e federais para que as demandas de Ji-Paraná sejam atendidas”, enfatizou o Marcelo Lemos.

O vereador Edinho Fidelis (PSD) agradeceu a todos que participaram e contribuíram para realização da 1ª edição “Saúde para todos”, realizada no bairro São Francisco (2º distrito) por dez médicos voluntários. Ele informou que foram atendidas 230 pessoas, e também comentou da satisfação em atender a pessoas que estão aguardando por atendimento há meses. 

Com o uso da palavra, o vereador Geraldo da 102 (PL) alertou sobre as condições da ponte na área rural do Riachuelo. Ele solicitou que os nobres colegas não meçam esforços para solucionar a demanda. O parlamentar ainda solicitou para que as equipes  da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos interditem o acesso à ponte. Abordou os atendimentos do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e a necessidade de diminuir o tempo espera para os retornos das consultadas.

O vereador Ademilson Procópio (PRD) tratou dos trabalhos realizados pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT). Ele tratou dos recursos conquistados para aquisição de equipamentos, caminhonetes, fábrica de placas e de videomonitoramento para se chegar à cidade inteligente. O vereador Ademir Scopony (PSD) agradeceu também a AMT pela sinalização no CER e demais pedidos solicitados. 

Já o vereador Weslei de Brito (PL) informou a destinação de recursos, do senador Marcos Rogério (PL), que estarão voltados para a construção do Centro de Convenção, terminal do Aeroporto de Ji-Paraná, Centro de Referência de Assistência Social, dentre outros.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: CMJP