AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Área disponível no Porto de Porto Velho; governo de RO abre seleção para arrendamento transitório

Publicado Hoje, às 09h 53min

Foto: Arquivo Soph

O governo de Rondônia publicou na segunda-feira (1º), o Edital nº 02/2025, que abre processo seletivo simplificado para arrendamento transitório da Área 10 do Porto de Porto Velho. O espaço tem 6.054 metros quadrados e fica em frente ao cais flutuante, zona estratégica para operações logísticas. Empresas interessadas devem enviar suas propostas por e-mail para processoseletivo@soph.ro.gov.br dentro do prazo de 30 dias, a contar da publicação. Estão aptas a participar pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras legalmente constituídas, desde que atendam às exigências de qualificação jurídica, fiscal, técnica e econômico-financeira. Participação em consórcio está vedada.

O edital, disponível no site da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), estabelece que a empresa arrendatária deverá apresentar proposta com valor mensal de arrendamento fixo, variável por tonelada movimentada e comprovar disponibilidade de carga com movimentação mínima de 2 mil toneladas por mês. A ocupação terá validade de até um ano, ou até a conclusão do processo licitatório definitivo.

A seleção seguirá critérios técnicos, entre eles:

  • Maior movimentação estimada;
  • Maior valor de outorga; e
  • Potencial de geração de receita tarifária.

O objetivo da medida é evitar ociosidade da área e ampliar a movimentação de cargas no terminal portuário.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa impulsiona o crescimento do setor logístico do estado e reforça a infraestrutura portuária, além de fortalecer as oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado.

Conforme o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, o modelo transitório representa uma solução rápida e eficiente. “A Área 10 oferece excelente localização e infraestrutura operacional. É uma oportunidade para empresas que buscam ganhar tração logística em Rondônia”, afirmou.

O processo segue as diretrizes da nova Resolução nº 127/2025 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que regulamenta a realização de contratos de transição para áreas operacionais, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Porto Velho aprovado pelo Ministério dos Transportes. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial da Soph.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Arquivo Soph