AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Governo de RO fará Audiência Pública para elaboração do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável 2030, em Ji-Paraná

Publicado 08/07/2025
Atualizado 08/07/2025

Foto: Assessoria

A população de Alvorada do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Teixeirópolis e Urupá, terá a oportunidade de participar da Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável 2030 (PDES). O evento acontecerá no dia 21 de julho, às 8h30, na E.E.E.M. 31 de Março, localizada na Rua Vinícius de Moraes Nº 1147, Bairro São Pedro, no município de Ji-Paraná.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), é uma oportunidade para que a população rondoniense participe de forma ativa e democrática na elaboração das diretrizes para o crescimento sustentável do estado nos próximos anos. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PDES 2030 é o roteiro coletivo para construir um estado mais próspero e justo. “Juntos vamos traçar as metas e as ações que irão impulsionar o desenvolvimento do estado pelos próximos anos. O governo tem trabalhado para oferecer mais oportunidades para população, alinhado com a preservação das nossas riquezas naturais, a fim de assegurar um futuro digno para as próximas gerações”, salientou.

PARTICIPAÇÃO 

Poderão participar da reunião de consulta pública todos os cidadãos rondonienses, representantes de entidades civis, empresários e demais órgãos estaduais. A participação popular é fundamental para que o plano seja abrangente, inclusivo e eficaz. A Sepog reforça a importância da presença de todos, pois o encontro será um espaço para debates construtivos, apresentação de propostas e alinhamento de expectativas. Juntos, governo e sociedade civil poderão construir um futuro mais próspero e sustentável para Rondônia.

PLANO ESTRATÉGICO 

O PDNES é um plano estratégico que visa traçar metas e ações para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Rondônia, com foco na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida dos rondonienses. A audiência é essencial para garantir que o PDES 2030 reflita as reais necessidades da população, bem como, suas aspirações para a melhoria da educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, agronegócio e inovação.

De acordo com a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, “a realização das audiências públicas é um passo essencial e muito importante, uma vez que, ouvirmos diretamente a população e compreendermos as demandas específicas de cada região. Esse diálogo é o que torna o PDES 2030 um plano genuinamente democrático, representativo, construído de forma coletiva, participativa, transparente e com foco no futuro sustentável de Rondônia”, destacou.

Ainda de acordo com a secretária da Sepog, que está coordenando o trabalho para a audiência pública, o evento é para ouvir a todos. As ideias e sugestões da população são importantes para que cada voz seja ouvida, tendo em vista que, a diversidade de opiniões pode contribuir para melhores soluções. O governo de Rondônia conta com a participação de todos os cidadãos que desejam contribuir na construção do futuro do estado.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: