AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Democracia e meio ambiente em pauta no Fórum VerDemocracia
Evento reuniu ministros, presidentes de TREs, servidores da Justiça Eleitoral e especialistas para discutir democracia, meio ambiente e os desafios das eleições futuras.

Por Redação
Publicado Ontem, às 11h

Foto: Assessoria

O Fórum Nacional VerDemocracia, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), aconteceu de 15 a 17 de setembro, em Belém (PA). O encontro reuniu ministros do TSE e do STF, presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e especialistas para discutir os principais desafios das Eleições Gerais de 2026, incluindo os impactos das mudanças climáticas, os avanços tecnológicos e da inteligência artificial, a inclusão social e o fortalecimento da democracia.

Durante o evento, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou a importância de realizar o Fórum e a COP 30 em Belém. “A Amazônia não é apenas o coração do Brasil, mas o coração do mundo, que precisa, cada vez mais, pulsar no sentido de democracia planetária, de democracia com a possibilidade de que quem vier depois de nós possa viver e viver bem”, disse. “Para isso, nós precisamos de um clima saudável, de um meio ambiente com saúde e, principalmente, de valores éticos, políticos e econômicos, com os direitos humanos sendo amplamente respeitados planetariamente também”, afirmou.

O Fórum contou com conferências e painéis temáticos. Dentro da programação ocorreu reunião entre o diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cristiano Zanin, com os diretores e representantes das EJEs de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE's) do Brasil. 

Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da atuação das EJE's especialmente relacionada à questão da sustentabilidade. A apresentação do chamado "Diagnóstico Institucional" mostrou, entre outros dados, que 50% das EJE's possuem projetos relacionados a esse tema. 

Diretores-gerais do Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também se reuniram e construíram a pauta que será discutida durante a Reunião dos Diretores-Gerais, no Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (89o Coptrel), que será realizado em outubro, em Pirenópolis, no Estado de Goiás.

Entre as sugestões, uma das mais debatidas foi a criação de uma reunião ou encontro anual dos diretores-gerais de todos os TRE's, onde poderão ser debatidos, entre outros temas, o planejamento das eleições. Houve também o debate de temas, como a reorganização das zonas eleitorais, respeitando as questões regionais e a nova resolução sobre a política de acessibilidade.

O último dia do evento foi marcado pela conferência do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Cássio Nunes Marques, "Eleiçoes 2026: desafios e perspectivas". Ele destacou que as eleições no Brasil impressionam pelo tamanho e complexidade, informando que a previsão do TSE para 2026 é alcançar mais 2,5 milhões de pessoas, totalizando aproximadamente 160 milhões de eleitores, em todo o país.

O evento também incluiu ações simbólicas de arborização, quando autoridades do Judiciário plantaram 37 mudas de espécies nativas da Amazônia, como pau-preto, ipê rosa, ipê amarelo, lanterneira, açaizeiro, tento-carolina e namorana.

O Fórum VerDemocracia reforçou a importância de integrar sustentabilidade, inclusão e democracia, mostrando que proteger o meio ambiente e garantir eleições justas são compromissos interligados da Justiça Eleitoral.

Confira os debates na playlist especial no canal do TSE no YouTube.

Com informações do TSE/ TRE-PA.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria

Fonte: TRE-RO