AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Acadêmica do Campus Jaru é selecionada para curso de férias na USP na área de doenças infecciosas e parasitárias

Por Redação
Publicado Ontem, às 16h
Atualizado Ontem, às 16h

Foto: Assessoria

A estudante Crisna Pereira dos Santos, do 5° período do Bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, foi selecionada para participar do II Curso de Férias do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), promovido pelo Departamento de Parasitologia. O curso ocorrerá entre os dias 21 de julho e 1º de agosto de 2025, na cidade de São Paulo (SP).

A formação é oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro (BRPH) da USP e tem como foco três áreas principais: Biologia Molecular, Bioquímica e Biologia Celular de parasitos e vetores; Epidemiologia; e Imunologia de doenças infecciosas e parasitárias. Conforme informações do site do evento, esta segunda edição do curso busca aprofundar o entendimento sobre a interação entre patógenos e seus hospedeiros, com destaque para doenças negligenciadas.

A estudante do IFRO foi uma das 30 selecionadas entre candidatos de cursos da área de Ciências Biológicas e da Saúde, em que concorreram estudantes de graduação, graduados e ou com mestrado em andamento. Os critérios de seleção incluíram a conclusão prévia das disciplinas de parasitologia, imunologia e microbiologia, além da submissão de uma carta motivacional.

“Espero que essa experiência contribua para o meu crescimento acadêmico, ampliando meus conhecimentos e habilidades. Reconheço o valor desse momento e pretendo aproveitá-lo com responsabilidade e dedicação”, afirmou Crisna Pereira dos Santos. A iniciativa reforça o papel da educação pública na promoção de oportunidades de formação científica e técnica, com impactos positivos para os estudantes e para as comunidades em que estão inseridos.

Crisna é integrante da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LADIP) do Campus Jaru e participa de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. A LADIP desenvolve atividades teóricas e práticas voltadas para a formação complementar nas áreas de parasitologia e doenças infecciosas veterinárias, além de realizar atendimentos à comunidade local com temas relacionados à saúde animal.

A Coordenadora da LADIP, Rute Witter, destacou a relevância da participação da acadêmica no curso da USP. “O curso vem ao encontro das atividades desenvolvidas pela Liga e pelos projetos que a aluna participa, onde o objetivo é ampliar os conhecimentos na área e divulgar a importância das doenças infecciosas e parasitárias na saúde animal e humana”, explicou a docente.

O Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, enfatizou o impacto institucional da experiência. “Ao retornar das atividades extracurriculares, esses alunos trazem consigo novas perspectivas, que enriquecem as ações da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias, bem como fortalecem os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição”, afirmou.

Segundo o Diretor de Ensino do Campus Jaru, Michael Marçal dos Reis, o intercâmbio com instituições de referência contribui para o desenvolvimento acadêmico e científico dos estudantes. Para ele, “a participação em atividades extracurriculares junto a instituições de referência nacional e internacional representa uma oportunidade única de crescimento acadêmico, profissional e pessoal”.

Para a equipe de ensino a integração entre instituições é um testemunho do papel transformador da educação pública, gratuita e de qualidade oferecida pelas instituições de ensino superior públicas. “É por meio delas que estudantes de diferentes origens, muitas vezes oriundos de contextos socioeconômicos desafiadores, acessam oportunidades que os colocam em contato com o que há de mais avançado na produção científica mundial. A troca entre IFRO e USP, por exemplo, demonstra que o conhecimento é um bem coletivo e que a cooperação entre centros de ensino fortalece a ciência nacional e contribui para a formação de profissionais mais conscientes, capacitados e comprometidos com a realidade do país”, finalizou Michel Reis.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria

Fonte: jaruonline