AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Operação Iscariotes mira esquema interno em furto à agência da Caixa em Buritis, em Rondônia
Investigação aponta participação de funcionário da própria instituição bancária, que teria repassado informações sigilosas aos criminosos.

Por Redação
Publicado 07/01/2026

Foto: Assessoria

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta quarta-feira (7/1), a Operação Iscariotes, com o objetivo de cumprir medidas judiciais relacionadas à investigação de um furto qualificado ocorrido na agência da Caixa Econômica Federal no município de Buritis.

A ação foi autorizada pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia e decorre de apuração iniciada após o crime registrado em janeiro de 2025, quando criminosos invadiram a agência bancária com a intenção de acessar o cofre principal da unidade.

Segundo as investigações, o grupo não conseguiu chegar ao compartimento onde estariam armazenados valores em dinheiro. No entanto, durante a ação criminosa, foram subtraídas duas armas de fogo e 22 munições, pertencentes à empresa de segurança privada responsável pela vigilância da agência.

Funcionário é suspeito de facilitar o crime

Um dos principais pontos da investigação aponta que um funcionário da própria instituição financeira teria tido papel decisivo na tentativa de furto. Conforme apurado, ele é suspeito de fornecer informações internas sensíveis, como detalhes da rotina da agência, a localização do armamento e dados sobre valores que supostamente estariam guardados no cofre.

Além disso, o investigado também teria custeado despesas logísticas do grupo e alugado um imóvel, que teria sido utilizado como base de apoio pelos demais envolvidos na ação criminosa.

Durante a tentativa de furto, três indivíduos foram presos em flagrante nas imediações da agência bancária, o que contribuiu para o avanço das investigações.

Mandados cumpridos em dois municípios 

No âmbito da Operação Iscariotes, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Velho e Buritis. A decisão judicial também autorizou a extração de dados armazenados em dispositivos eletrônicos, que agora serão analisados para aprofundar a apuração e identificar outros possíveis envolvidos.

Atuação integrada

A FICCO/RO é formada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Estadual e Polícia Penal Federal, por meio da SENAPPEN, atuando de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado em Rondônia.

Por fim, a força-tarefa reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima pelo telefone 197, canal oficial da Polícia Civil, com garantia total de sigilo da identidade do denunciante.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Assessoria

Aviso Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos e/ou envolvidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e emitir algum juízo de valor.