Concessionária de Guarulhos, SP, arremata dois aeroportos regionais de Rondônia durante leilão
Empresa passa a administrar terminais de Cacoal e Vilhena. O contrato prevê investimentos privados para modernização da infraestrutura, melhorar o atendimento e fomentar o desenvolvimento econômico.
Os aeroportos de Cacoal e Vilhena, em Rondônia, foram oficialmente leiloados nesta quinta-feira (27) dentro da primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A vencedora foi a GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Com o resultado, a empresa passa a administrar os dois terminais rondonienses pelo prazo de 30 anos. O contrato prevê investimentos privados para modernização da infraestrutura, com o objetivo de melhorar o atendimento aos passageiros e fomentar o desenvolvimento econômico da região.
Após o leilão, Neirim Duarte, diretor financeiro da GRU Airport destacou a importância da conquista.
“Foi um processo super importante para o país. Reafirmamos nosso compromisso com a excelência e a segurança ocupacional dos aeroportos”, afirmou.
Além disso, a concessionária arrematou também os terminais de Lençóis (Bahia), Paulo Afonso (Bahia), Barreirinhas (Maranhão), Porto Alegre do Norte (Mato Grosso), Araripina (Pernambuco), Garanhuns (Pernambuco), Serra Talhada (Pernambuco), São Raimundo Nonato (Piauí) e Araguaína (Tocantins).
O Programa AmpliAR foi criado para ampliar a conectividade aérea em áreas remotas e integrar esses locais à malha nacional. A meta é modernizar até 100 aeroportos em todo o país, com investimentos que podem ultrapassar R$ 5 bilhões. Nesta primeira fase, foram ofertados 19 terminais regionais, incluindo os de Rondônia.
Além de Rondônia, participaram desta primeira fase aeroportos de estados como Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e Mato Grosso.
Fonte: G1/RO