AltoAlegreNotícias

AltoAlegreNotícias

Ações do governo de RO levam educação ambiental aos distritos de Alta Floresta d’Oeste

Publicado Ontem, às 16h

Foto: Arquivo Sedam

Com foco em conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do meio ambiente e estimular práticas sustentáveis, o governo de Rondônia promoveu, na terça-feira (1°), uma série de atividades de Educação Ambiental nos distritos de Izidolândia e Filadélfia. As atividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio do Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga), do município de Alta Floresta d’Oeste. Como forma de incentivar a prática e o engajamento dos estudantes, também foram distribuídos materiais educativos e mudas de espécies nativas e frutíferas nas escolas visitadas.

No distrito de Izidolândia, a ação foi realizada na Escola Izidoro Stedile, com alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, que participaram de uma palestra com o tema “Educação Ambiental e Reflorestamento”, abordando questões como recuperação de áreas degradadas, reflorestamento com espécies nativas e o papel das novas gerações na conservação da natureza.

Já no distrito de Filadélfia, as atividades aconteceram na Escola Padre Feijó e foram divididas em duas rodadas de palestras. A primeira foi direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, enquanto a segunda atendeu estudantes das séries iniciais ao 5º ano. Nessa etapa, o foco foi nos “Desafios da Preservação Ambiental”, com linguagem adaptada à faixa etária e exemplos práticos do cotidiano.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a educação ambiental é uma das bases para a construção de um futuro sustentável. “Atividades como essas reforçam o compromisso do governo com a formação de cidadãos conscientes, que compreendem a importância de preservar nossos recursos naturais e proteger o meio ambiente para as próximas gerações”, salientou.

De acordo com a especialista em Desenvolvimento Ambiental da Sedam, Katia Boni Prado, levar informação e sensibilização ambiental até os distritos mais distantes é uma missão essencial. “Em cada escola, vemos nos olhos dos alunos o interesse e a vontade de aprender sobre como cuidar da natureza e isso mostra que estamos no caminho certo ao trabalhar com a educação e envolvimento comunitário. Levar educação ambiental para além dos centros urbanos, ajuda a promover o conhecimento e a valorização dos recursos naturais em todas as regiões do estado”, disse.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou que tem buscado fortalecer a presença da gestão ambiental em todo o estado. “Essas ações são um exemplo de que estamos focadas em levar as informações em todos os nossos escritórios regionais. Estamos levando conhecimento, sementes de consciência ecológica e práticas sustentáveis, mostrando que todos podem contribuir com a preservação, independentemente de onde estejam.”

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: